7 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Segurança

Reparos nas pontes de Florianópolis são prioridade, afirma Secretário da Infraestrutura

Foto: Cristiano Andujar/MPSC

Estruturas não apresentam risco de colapso, mas carecem de reparo imediato

O Governo de Santa Catarina, por meio do Secretário de Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, afirmou que os reparos necessários nas três pontes que ligam a Ilha de Santa Catarina à área continental de Florianópolis serão prioridade. “O governador Jorginho Mello determinou prioridade na questão das pontes. É isso que estamos fazendo”. A declaração foi dada nessa quinta-feira (27), após uma vistoria convocada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

A vistoria estrutural com a equipe técnica nas Pontes Pedro Ivo Campos, Cololbo Salles e Hercílio Luz não apontou nenhum risco de colapso, mas segundo o MPSC, por meio da 30ª Promotoria de Justiça da Capital, carecem de urgente manutenção em vários aspectos, além de questões de acessibilidade.

 

As principais questões observadas foram a necessidade de restauração dos blocos de sustentação das pontes Colombo Salles e Pedro Ivo e a retirada das placas de concreto que estão sendo projetadas ao mar. Segundo Comper, o anteprojeto para a revitalização de 12 dos 18 blocos das pontes de concreto já está em elaboração. Seis deles já foram restaurados.

“A previsão de finalização do anteprojeto é até o final do ano. Uma vez vencida essa etapa, a SIE já vai entrar na fase para licitar e contratar a obra,” explicou o titular da Infraestrutura, acrescentando que, se tudo correr bem, as obras nos blocos de sustentação começam até meados de 2025.

Vistoria indicou necessidade de restaurações imediatas

“Infelizmente, os atuais problemas encontrados nas pontes são resultado de mais de 35 anos de falta de manutenção. Temos problemas sérios detectados nos blocos de sustentação, sendo que cinco deles já foram resolvidos por força de uma ação judicial movida pela 30ª PJ da Capital, mas temos outros 11 blocos que precisam desse reparo imediato”, afirmou o Promotor de Justiça Daniel Paladino, titular da 30ª PJ da Capital.

Segundo o Governo do Estado, a empresa vencedora da licitação foi inabilitada pela SIE porque o CREA-SC suspendeu a CAT (Certidão de Acervo Técnico) da companhia. Esse certificado é exigência legal para empresas serem contratadas pelo poder público. A segunda colocada no certame licitatório para esta obra já enviou sua documentação, que está sob análise da área técnica da SIE.

Foto: William Possamai Poffo/Divulgação
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão

A Secretaria ressalta que segue uma rotina de manutenção e conservação funcional nas pontes Hercílio Luz, Pedro Ivo Campos e Colombo Machado Salles com execução de serviços de limpeza, drenagem, substituição de defensas, pintura, sinalização, pavimentação, juntas metálicas, e quaisquer serviços dessa natureza.

Além do Promotor de Justiça Daniel Paladino e do Secretário de Estado da Infraestrutura, Jerry Comper, participaram da ação o Secretário Municipal de Transportes e Infraestrutura de Florianópolis, Rafael Hahne; o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, Kita Xavier; o diretor da Casan, Joel Horstmann; além de representantes do Conselho de Desenvolvimento da Grande Florianópolis, do Conselho de Segurança do Centro da Capital, da Câmara de Dirigentes Lojistas, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e Celesc.