Foto: Eduardo Valente, Secom SC
Costão do Santinho será o local de encontro que reúne 7 estados responsáveis por 70% do PIB nacional
O governador Jorginho Mello se prepara para receber os governadores das regiões Sul e Sudeste do Brasil para a reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que começa nesta quinta-feira (21) em Florianópolis, no resort Costão do Santinho.
Entre os principais temas da reunião, a segurança pública é o destaque e também a troca de informações de inteligência entre os estados para enfrentar o avanço das facções criminosas. A Projeto de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança também estará em pauta, com os governadores discutindo uma posição conjunta sobre a proposta.
A PEC da Segurança Pública aborda uma série de mudanças necessárias no tema da segurança pública dentro da Constituição, o objetivo na reunião é de fortalecer a cooperação entre os Estados em diretrizes estratégicas e de interesse comum.
Outro ponto crucial da agenda será a gestão de desastres naturais, com foco nas ações de Defesa Civil e na prevenção de catástrofes. A maioria das discussões ocorrerá na sexta-feira (22), em reuniões fechadas, e os governadores seguirão para seus estados na manhã de sábado (23).
Confirmaram presença os governadores:
- Tarcísio Freitas (SP);
- Cláudio Castro (RJ);
- Romeu Zema (MG);
- Renato Casagrande (ES);
- Ratinho Júnior (PR).
O governador gaúcho Eduardo Leite não participará pessoalmente, sendo representado pelo vice, Gabriel Souza.
Considerado o “G20” Brasileiro, o encontro reúne os sete estados que, juntos, representam 70% do PIB nacional. Em comparação, o G20 global reúne as maiores economias do mundo, responsáveis por 85% do PIB mundial.
“Santa Catarina é um exemplo de como o trabalho integrado das forças de segurança pode gerar resultados concretos para a sociedade. O Cosud segue a mesma lógica de união e cooperação, permitindo que os estados das regiões Sul e Sudeste alinhem estratégias em temas prioritários e enfrentem desafios comuns de forma coordenada e eficaz”, ressaltou o secretário de Segurança Pública, Coronel Flávio Graff.
O esperado é que o encontro reúna cerca de 500 servidores públicos dos estados participantes. Juntos, os estados das regiões Sul e Sudeste representam mais de 114 milhões de brasileiros, aproximadamente 56,5% da população do país.
Após quase 20 dias, corpo de montanhista é resgatado do Pico do Jurapê
Vítima estava entre rochas a cerca de 900 metros de altitude
Após 20 dias e uma missão arriscada a mais de um quilômetro de altitude, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) conseguiu, na tarde dessa segunda-feira (18), resgatar o corpo de Bruno Corrêa, de 29 anos, que morreu enquanto escalava o Pico do Jurapê, em Joinville, no Litoral norte de Santa Catarina.