21 de novembro de 2024
TVBV ONLINE
Fátima Guimarães

Revelando a sua vida descontraída na nova colônia

Imagem: Divulgação

Vale dos Papagaios

A Fundação Cultural BADESC, em Florianópolis, recebe na quinta, dia 20 de junho, o lançamento do ”Alto Vale do Itajaí – o Vale dos Papagaios”. A publicação é de autoria de Guilherme Carlini Piazera, Juarez Inácio de Oliveira e Taciane Lippel. O evento é gratuito e começa a partir das 19h.

O encontro em Florianópolis tem a intenção de mostrar o caminho que o imigrante alemão Francisco Frankenberger fez na região, principalmente na cidade de Laurentino, e destacar a influência dos povos indígenas, em especial os kaingangs e os xoklengs.

 

“Além de morar próximo ao rio onde era visitado frequentemente pelos barulhentos papagaios, Frankenberger decidiu escrever um diário entre os anos 1890 e 1900, revelando a sua vida descontraída na nova colônia, deixando para trás o frio e o pensamento alemão”, destaca Guilherme Carlini Piazera, que assina junto do engenheiro Juarez Inácio de Oliveira e da bióloga Taciane Lippel, a obra.

A Fundação Cultural BADESC fica na Rua Visconde de Ouro Preto, 216, no Centro de Florianópolis. Estão em exposição “9 Encontros” de Silvana Macêdo e “Não Há Mais Palavra” de Murilo Leal. A visitação gratuita pode ser feita de segunda a sexta, das 13h às 19h. Colaboração Juliano Zanotelli.


Fortes guerreiras

Sabe aquele momento inspirador que envolve a dança e gente bonita? O Mercado Público de Laguna recebe convidados ilustres para o Lançamento do Grupo Épico de Dança Fortes Guerreiras, neste dia 26 de junho, às 19h.

Uma noite marcante com as melhores linguagens. Com a participação Assis Soares, João Rodrigues, As Guardiãs de Anita, Adilcio Cadorin, Sonora Dueto, Candy Bellotto, Raul Rodrigues, escritores e muito mais, além da boa gastronomia. Tudo vai valer a pena, compartilhe este momento cultural e venha se divertir.


Celebrar a cultura

A comunidade da Vila Itoupava se prepara para celebrar mais edições das tradicionais Festas do Colono. Estes eventos, que acontecem anualmente, são uma forma de destacar e valorizar a cultura agrícola da região, trazendo à tona as raízes e tradições dos colonos que tanto contribuíram para o desenvolvimento local.

As festas tem uma programação variada e repleta de atrações, como desfiles, comida, música e os tradicionais bailes. “O objetivo das Festas do Colono é resgatar e celebrar a cultura dos nossos antepassados, mostrando o valor da agricultura para nossa comunidade, que ainda se faz muito presente na Vila Itoupava, sendo a região de Blumenau com o maior número de agricultores da cidade. É um momento de confraternização e de reconhecimento do trabalho árduo dos agricultores”, comenta o intendente distrital de Vila Itoupava, Valmor Valdir Canal.

Os eventos são uma promoção de cada sociedade, mas contam com o apoio da Prefeitura de Blumenau, por meio da Intendência Distrital de Vila Itoupava, com o intuito de incentivar eventos culturais, que destacam a cultura da região mais alemã de Blumenau. Até o mês de julho, serão realizadas mais três Festas do Colono na Vila Itoupava. Coloque na sua agenda, dia 29 de junho a partir das 14h na Sociedade XV de Novembro – Rua Sarmento, 4374.


Grande espetáculo

Uma cidade turística e cheia de charme. O município de Nova Veneza, Sul de Santa Catarina, está na contagem regressiva para o grande espetáculo da gastronomia que acontece de 20 a 23 de junho. Portanto, você já está convidado a curtir diante de uma natureza peculiar, os encantos da gastronomia italiana envolvendo muita música, dança e a farta gastronomia. Não pode faltar a deliciosa minestra. Leve esta diversão para a sua vida e se alegre com este povo acolher.


Festa da Tainha

Aquele encontro para comemorar a Festa da Tainha já tem data marcada, serão dois dias de muita diversão, 12 e 13 de julho no Balneário Rincão. Shows com Elton e Everton e Filipe Araújo na sexta-feira, dia 12 de julho, e Só Modão com Neguinho e Emanuel, além de Jeito Safado no sábado, dia 13. Sem contar a vasta gastronomia a base da tainha. Um encerramento à altura no domingo, com o delicioso almoço e programação cultural. Imperdível.