Sete alunas da Escola Modelo Ella Kurth representam Rio do Sul pelo segundo ano seguido na etapa nacional do Torneio de Robótica First Lego League (FLL) Challenge
A competição começa nesta quarta-feira (15) e segue até o domingo (19) no Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), reunindo as melhores equipes do país. As equipes Rio Bots e Tortuga Bots vão competir em diversas categorias, como Desafio do Robô, Core Values, Projeto Inovador e Design do Robô.
Assim como ocorreu na etapa estadual, o tema continua sendo energia sustentável, onde os grupos exploram a origem, a distribuição, o armazenamento e a utilização de energia limpa e projetos relacionados a sua utilização.
As duas equipes de Rio do Sul vão competir em Brasília com os mesmos projetos apresentados em Itajaí, na etapa regional. A equipe Rio Bots, formada pelas alunas Karla Daniele de Oliveira Morais, Heloisa Gabrielly Iuncek Ramos, Emily Kopp Batista e Júlia Clara Freiberger desenvolveu um protótipo que simula o armazenamento gravitacional de energia sustentável. Já a equipe Tortuga Bots, formada pelas alunas Emilly Gabriele Bagattoli, Amábile Yula Aparecida da Silva e Beatriz Moraes Biano desenvolveu um protótipo que ajuda a aumentar a autonomia das baterias dos automóveis elétricos.
Para a etapa nacional, explicou o professor Diego Jacomini, mudanças e ajustes serão realizadas nos robôs, não alterando a essência dos projetos desenvolvidos pelas alunas. Além de Jacomini, a delegação de alunas também será acompanhada pelo professor Junior Vendramin Junior que também recebeu o prêmio de técnico destaque em Itajaí.
A secretária de Educação, Janara Mafra, explicou que a classificação pelo segundo ano seguido para a etapa nacional solidifica ainda mais o projeto da robótica na rede municipal de ensino, um grande diferencial da educação de Rio do Sul.
“Este é um projeto desenvolvido a muitas mãos que tem alcançado excelentes resultados. Se ano passado ganhamos experiências e absorvemos mais conhecimento na etapa nacional em São Paulo, que neste ano possamos avançar mais e buscar um bom resultado”, falou.
Foto: Prefeitura de Rio do Sul/Reprodução