Entenda os ritos e protocolos do Vaticano que são realizados há séculos
Após o anúncio da morte do Papa Francisco, a “Ordem dos Funerais do Romano Pontífice” prevê que na noite desta segunda-feira (21) seja realizado o rito de certificação da morte e a colocação do corpo no caixão. O procedimento será realizado sob a orientação do Cardeal Kevin Joseph Farrell, “Camerlengo” ou responsável pela administração da Igreja durante a vacância papa. A cerimônia ocorrerá na Capela da “Domus Sanctæ Marthæ” e será acompanhada pelo membro mais antigo do Colégio Cardinalício, familiares do pontífice, pelo diretor e o vice-diretor da Direção de Saúde e Higiene do Estado da Cidade do Vaticano.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
A morte de um papa mobiliza não apenas os fiéis católicos, mas também autoridades e representantes religiosos de todo o mundo. Por trás das homenagens públicas e dos anúncios oficiais, existe um rígido protocolo estabelecido há séculos, que define cada etapa do processo, desde a confirmação do falecimento até a eleição do sucessor. Com a morte oficialmente declarada o Camerlengo toma posse das insígnias papais, entre elas o “Anel do Pescador”, que é imediatamente destruído diante de testemunhas, para impedir a falsificação de documentos em nome do papa falecido.
Cerimônia Fúnebre
O corpo do pontífice é preparado e, normalmente, o velório ocorre na Basílica de São Pedro por até três dias. Nesse período é aberto para visitação e homenagens. O Vaticano decreta luto oficial e todas as atividades de governo e decisões doutrinárias são suspensas. A administração da Igreja fica temporariamente a cargo do Camerlengo e de uma comissão de cardeais, que cuidam dos assuntos ordinários, mas não podem alterar normas ou tomar decisões definitivas.
Já o funeral costuma ocorrer entre o quarto e o sexto dia após a morte. A tradição aponta que a cerimônia deve ocorrer na Praça de São Pedro. São esperadas a presença de chefes de estado, líderes religiosos e milhares de fiéis. Após esta fase o corpo do papa é sepultado nas “Grutas Vaticanas”, sob a Basílica de São Pedro, ou em outro local escolhido pelo Papa em vida e registrado em testamento.
Período de Sé Vacante
Com o falecimento do papa tem início o período de Sé Vacante, que em latim significa “sede vazia”. Nesse intervalo, pode durar de 15 a 20 dias, nenhuma decisão oficial sobre o governo da Igreja pode ser tomada. A função do Camerlengo é zelar pelo bom funcionamento das atividades administrativas e preparar o processo que levará à escolha do novo pontífice.
Conclave e eleição do novo papa
O novo líder da Igreja católica é escolhido em uma eleição chamada de conclave. A reunião é realizada de forma reservada com a presença de cardeais com menos de 80 anos na Capela Sistina. O nome é escolhido em votações secretas até que um dos cardeais atinja dois terços dos votos. A cada votação as cédulas são queimadas e esse ato indica o resultado parcial: a fumaça preta significa que não houve decisão, enquanto a fumaça branca comunica ao mundo a escolha do novo papa.
Após a eleição, o cardeal decano questiona o eleito sobre sua aceitação e o nome que deseja adotar como pontífice. Em seguida, o novo papa é apresentado à multidão na Praça de São Pedro e ao mundo, com a tradicional saudação “Habemus Papam”.
Papa Francisco morre aos 88 anos
Ele se recuperava de uma pneumonia bilateral e chegou a ficar hospitalizado por 38 dias
O Vaticano confirmou, na manhã desta segunda-feira (21), a morte do Papa Francisco. O pontífice, que completaria 89 anos em dezembro, vinha enfrentando problemas de saúde nos últimos meses. O anúncio foi feito pelo Cardeal Kevin Farrell, por meio de comunicado oficial. “Nesta manhã, às 7h35 (horário de Roma), o…