Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Municípios com mais de 200 mil eleitores podem ter disputa decidida em 27 de outubro
No próximo dia 6 de outubro, um total de 5.640.659 eleitores estão aptos a ir às urnas nos 295 municípios de Santa Catarina para votar em quem escolheram para ser seu próximo prefeito, vice e vereadores. Entretanto, a disputa para as Prefeituras pode não se encerrar nesta data em três municípios.
A Constituição Federal e a Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 23.734/2024 determinam que os municípios com mais de 200 mil eleitores aptos a votar poderão ter o segundo turno para o cargo do poder executivo local, que será realizado no último domingo de outubro, dia 27.
Em Santa Catarina, apenas os municípios de Joinville, com 434.821 eleitores; Florianópolis, com 410.812; e Blumenau, com 265.491 eleitores, estarão aptos a ter um “segundo round” entre os dois candidatos a prefeito mais votados. Os candidatos a vereador são definidos já no primeiro turno.
Quem pode ir ao segundo turno?
Nos municípios com menos de 200 mil pessoas aptas a votar, serão eleitos ao cargo de prefeito aqueles que obtiverem a maior quantidade de votos válidos no primeiro turno, no dia 6 de outubro. Ou seja, basta um voto a mais do que o segundo colocado para sagra-se eleito.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Nos municípios onde há possibilidade de segundo turno, a disputa se estende para os dois candidatos que receberam a maior porcentagem dos votos válidos. Isso ocorre apenas caso o primeiro colocado não atinja a maioria simples já no primeiro turno. Ou seja, 50% dos votos válidos mais um.