31 de março de 2025
TVBV ONLINE
Esportes

Saiba quem é Jair Ventura, novo técnico do Avaí

Filho de grande craque do futebol brasileiro não teve sucesso como jogador, mas busca reconhecimento como treinador

O Avaí anunciou, nesta sexta-feira (28), Jair Ventura como seu novo treinador para o segmento da temporada. Ele chega para substituir Enderson Moreira, que, com cerca de oito meses de cargo, conquistou um título catarinense e ficou em décimo lugar na Série B de 2024.

Formado em Educação Física e licenciado pela CBF para ser treinador, Jair Zaksauskas Ribeiro Ventura é carioca, tem 46 anos e é ex-jogador de futebol profissional. Porém, em campo, parece que os dons do pai, Jairzinho, o “furacão de 70”, não passaram para o filho. Como jogador, teve uma carreira discreta, com passagens por São Cristóvão, Bonsucesso, Bangu, Mulhouse (França), Mesquita, TP Akwembe (Gabão), América-RJ e Madureira.

Como treinador, passou por grandes clubes, como Botafogo, time em que o pai foi ídolo como jogador, Santos e Corinthians, e outras equipes que comumente figuram na Série A, como Sport, Chapecoense, Juventude, Goiás, Atlético Goianiense, Juventude e Goiás.

A carreira

O início como técnico foi promissor. Em 2016, assumiu o Botafogo com a missão de livrar a equipe do rebaixamento. Não só cumpriu o objetivo, como também conquistou uma caga para a Copa Libertadores da América de 2017 após uma sequência de 11 vitórias em 15 jogos.

Foto: Redes socias/Divulgação

Naquele ano, foi eleito o técnico revelação do campeonato. No ano seguinte, levou o time até as quartas de final da competição continental, mas foi eliminado pelo Grêmio, campeão daquela edição. Já no Brasileirão, amargou um décimo lugar.

No fim daquele ano, deixou o alvinegro carioca para assumir o praiano. No Santos, permaneceu apenas sete meses e, após eliminação nas quartas de final do Paulistão para a Ponte Preta e uma campanha de baixo nível no Brasileirão, foi demitido antes do fim do campeonato nacional de 2018.

Dois meses depois, assumiu o Corinthians e, novamente, um mau trabalho culminou em mais uma demissão. Sob o comando de Jair Ventura, o “Timão” terminou a competição em 13º lugar.

Depois de um tempo sem trabalho como treinador, Jairzinho Jr assumiu o comando do Sport, onde teve uma campanha de altos e baixos. Nos bons momentos, chegou ao G-6 do campeonato, mas, após sequência negativa, brigou contra o rebaixamento até o fim. Mesmo assim, garantiu a permanência com uma rodada de antecedência.

Torcedor tatuou Jair Ventura na perna após permanência na Série A | Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação

Em 2021, ainda no primeiro semestre, foi demitido do Sport após sequência negativa.

No mesmo ano, foi anunciado pela Chapecoense, onde fez seu primeiro trabalho em solo catarinense. Pelo Oeste, não deixou boa impressão e foi demitido após cinco meses no cargo. Na Chape, obteve uma sequência negativa de 14 jogos sem vencer.

Ainda em 2021, assumiu o Juventude e conseguiu a permanência do clube para a Série A de 2022.

Assumiu o Goiás em 2022, por onde teve uma campanha positiva, dentro das expectativas do clube. Com o “esmeraldino”, Jair Ventura comandou o time em uma campanha que terminou com a 13ª colocação e classificou o time para a sul-americana de 2023. Apesar da boa temporada, o treinador optou por não renovar o contrato e assumiu o comando do Atlético-GO em julho de 2023.

Pelo “dragão”, Jair teve um bom trabalho. Na série B de 2023 conseguiu o acesso para a primeira divisão e, em 2024, no Estadual, teve incríveis15 vitórias consecutivas e foi campeão do Campeonato Goiano daquele ano, conquistando o primeiro título da carreira.

Foto: Redes socias/Divulgação

No entanto, o início da Série A não foi como o esperado e, após duas vitórias em 10 jogos, a diretoria do clube optou por demiti-lo. Ele deixou o clube na 16ª posição.

Em 10 meses no clube, o filho do “furacão” disputou 50 partidas, obtendo 31 vitórias, sete empates e 12 derrotas – um aproveitamento de 67%.

No mesmo 2024, Jair voltou ao comando do Juventude e comandou o time na classificação para cima do Fluminense, pelas oitavas de final. O time de Caxias do Sul foi eliminado nas quartas pelo Corinthians. Já no Brasileirão, após uma sequência de cinco jogos sem vitória, foi demitido.

Foto: Redes sociais/Divulgação

No ano passado ele ainda comandou o Goiás, onde foi demitido após 18 jogos, com sete vitórias, sete empates e quatro derrotas.

Estreia

Jair Ventura terá pouco tempo para preparar o time para a estreia na Série B, que acontece já no dia seis de abril. A partida acontece no Estádio da Ressacada, às 20h, diante do Novorizontino.

           

             

Brasileiro é preso por tentar abrir porta de avião durante voo de Paris

Homem precisou ser contido pela tripulação e ficou algemado ao assento até o pouso

O comandante de um voo vindo de Paris, na França, acionou a Polícia Federal nessa quarta-feira (26) após um passageiro tentar, horas após a decolagem, abrir a porta da aeronave. O brasileiro havia viajado para a França, mas não foi admitido pela imigração do país europeu e estava em viagem de retorno.

Continue lendo