Sainz conquistou a quarta vitória de sua carreira na F1 no Grande Prêmio da Cidade do México. Imagem: F1/FIA.
Equipe italiana foi protagonista em boa parte da corrida na Cidade do México, mas piloto da McLaren superou Leclerc na parte final da prova
A segunda dobradinha consecutiva não veio. No entanto, Carlos Sainz venceu o frenético GP do México, realizado neste domingo (27) no Autódromo Hermanos Rodríguez, e confirmou o bom momento da Ferrari da temporada. O segundo lugar ficou com Lando Norris, da McLaren, que nas voltas finais superou Leclerc, o outro ferrarista. Mesmo ultrapassado, o monegasco ainda garantiu o terceiro lugar, com pontuação importante para a equipe desbancar a Red Bull na segunda colocação do Mundial de Construtores (537 x 512 pontos).
Verstappen, líder do campeonato de pilotos, foi punido em 20s em irregularidade em disputa por posição com Norris na primeira metade da prova e terminou na 6ª colocação. Hamilton superou Russell a cinco voltas do fim e ficou em 4º, com o companheiro de Mercedes em 5º.
Acidente na largada
Três toques em sequência entre os pilotos Alexandre Albon, da Williams, e Yuki Tsunoda, da RB fizeram Tsunoda rodar e sair da pista antes da primeira curva (veja vídeo abaixo). No pelotão da frente, Carlos Sainz, que era o pole, foi superado por Verstappen após quase manter a posição. No entanto, o piloto da Ferrari saiu da pista na curva 1 e foi obrigado a deixar o rival da Red Bull assumir a ponta.
Disputa Verstappen x Norris também pega fogo no início
O acidente inicial de Tsunoda fez com que o safety car entrasse na pista. A corrida foi retomada na sexta volta, com Verstappen à frente. Mas a supremacia do holandês durou pouco. Ele logo foi superado por Sainz e, depois, por Norris, em um novo embate cheio de faíscas.
O piloto da Red Bull, aliás, foi punido em 20 segundos por atacar o adversário pelo título na temporada e levar vantagem usando a parte de fora da pista. Pelo rádio, Norris e Verstappen reclamaram com as respectivas equipes do comportamento alheio.
Ferrari dita o ritmo, mas vê Norris impedir dobradinha
Sainz e Leclerc andaram à frente em boa parte da prova. No entanto, na volta 63 (de 71), Lando Norris tirou a vantagem de Leclerc, e viu o menegasco errar e perder a posição sem um embate específico. Essa troca de posições impediu que a equipe italiana repetisse a dobradinha do GP dos Estados Unidos, conquistada na semana passada.
Pérez decepciona
Sérgio Pérez foi punido em 5 segundos por irregularidade no posicionamento do carro no grid. O mexicano, que corria diante de seus torcedores, teve um treino classificatório ruim e partiu da modesta 18ª colocação. Informado pela equipe da penalização, o piloto discordou da decisão. Durante a corrida, esteve sempre no pelotão de trás e finalizou a participação na 17ª colocação.
Próxima parada: Brasil
Depois da etapa na Cidade do México deste domingo, a Fórmula 1 chega ao Brasil em 3 de novembro. O Grupo Bandeirantes faz a cobertura completa do GP em Interlagos.
Com informações de band.com.br