16 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Saúde

Santa Catarina confirma caso de gripe aviária em ave doméstica; confira

É o segundo caso confirmado de Influenza Aviária no Brasil. Atualmente, o país registra 64 focos de Influenza Aviária H5N1

Neste sábado (15), em comunicado oficial, a Secretaria de Estado da Agricultura e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) confirmaram um episódio de gripe aviária em uma criação doméstica no estado. Detalhes não foram divulgados.

De acordo com informações do governo catarinense, o caso aconteceu em Maracajá. Esse é o segundo caso do Brasil. Uma ave silvestre já havia sido identificada com gripe aviária, no estado, em junho.

“Todas as medidas sanitárias estão sendo aplicadas para contenção e erradicação do foco, bem como a intensificação das ações de vigilância em populações de aves domésticas na região. Novas medidas poderão ser adotadas pelo Ministério da Agricultura (Mapa) e pela Cidasc para evitar a disseminação do vírus e manter a avicultura catarinense protegida”, afirmou o governo catarinense.

 

Em nota, a Cidasc afirmou que “o foco não compromete a condição sanitária do Estado de Santa Catarina e do país como livre de influenza aviária, já que a produção comercial segue sem nenhum registro”.

O Brasil já registra 64 focos de Influenza Aviária H5N1 de Alta Patogenicidade (IAAP) em diferentes estados, incluindo o Espírito Santo, Bahia, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Foto: Freepik/Reprodução