Decreto vale para seis hospitais da rede estadual na Grande Florianópolis
Para realizar reformas e obras de ampliação em hospitais da Grande Florianópolis, o Governo de Santa Catarina declarou nesta terça-feira, (28), situação de emergência em saúde pública. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), as unidades têm apresentado problemas estruturais e de manutenção. O decreto de nº 80 servirá para agilizar as reformas, com prazo de 180 dias, diz a SES. Confira abaixo a lista de hospitais.
Outro motivo das reformas seria pela necessidade de ampliação dos serviços, em decorrência do aumento na ocupação de leitos, principalmente por causa da dengue e de doenças respiratórias. Atualmente, as UTIs de hospitais da rede estadual da Grande Florianópolis estão 100% lotadas em leitos pediátricos e marcam ainda ocupação de 98% em leitos neonatais e 95% nos leitos adultos.
Hospitais de outras regiões de Santa Catarina também estão com leitos 100% lotados, mas não há, no momento, qualquer medida de emergência por parte do Governo do Estado para demais localidades além de Florianópolis.
Entre as melhorias prometidas pelo Governo, estão previstas “adequações das infraestruturas prediais e os sistemas das redes de gases medicinais, assim como restruturação das instalações elétricas, hidrossanitárias e de climatização”.
Veja os hospitais que passarão pelas reformas
- Maternidade Carmela Dutra;
- Hospital Governador Celso Ramos;
- Hospital Infantil Joana de Gusmão;
- Hospital Regional de São José;
- Instituto de Psiquiatria de Santa Catarina;
- Hospital Santa Teresa
Foto: Reprodução