23 de abril de 2025
TVBV ONLINE
Variedades

Santa Catarina está abaixo da média nacional em número de calçadas

Segundo o IBGE, apenas 78% dos catarinenses vivem em ruas com passeios

De acordo com um estudo publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Santa Catarina está abaixo da média nacional quando se fala em ruas com calçadas. O órgão aponta que 22% dos catarinenses, cerca de um a cada cinco, vivem em ruas sem passeio.

Segundo César Floriano, professor do departamento de arquitetura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o problema maior está no planejamento, que deve ser o grande desafio para o futuro.

“As cidades nem sempre estão preparadas para ter uma boa calçada, que garanta que o cadeirante possa andar, um idoso possa andar corretamente. Por exemplo, nós temos aqui no caso de Florianópolis ruas e servidões que têm quatro metros de largura, você vai colocar uma calçada como?”, explica.

Já quanto a acessibilidade, Santa Catarina ficou acima da média nacional. Apesar de apenas uma a cada cinco pessoas vivendo em ruas com rampas de acesso, a maioria das cidades do país apresentaram, em média, 15% nesse quesito. A repórter Gabriela Mariotto conta mais sobre esses dados.

Confira

           

             

Incêndio atinge galpão na Colônia Agroindustrial em Palhoça

Incidente na unidade penitenciária foi controlado sem vítimas, afirmou a SEJURI

Um incêndio atingiu um galpão dentro da Colônia Penal Agroindustrial do município de Palhoça, na Grande Florianópolis, na tarde desta quarta-feira (23). Segundo a Secretaria de Estado da Justiça e Reintegração Social (SEJURI), o caso foi acidental e ninguém se feriu.

Continue lendo