13 de fevereiro de 2025
TVBV ONLINE
Economia

Santa Catarina lidera contratação de estrangeiros no Brasil em 2024

Foto: Mauricio Vieira/Arquivo/Secom

Estado foi responsável por 26% das contratações, especialmente na região Oeste

Santa Catarina se destacou como o estado que mais contratou trabalhadores estrangeiros em 2024. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram 18,9 mil contratações formais de estrangeiros no estado, representando 26,6% do total nacional.

Ao todo no Brasil, foram 71 mil estrangeiros contratados no período. No ranking estadual, o Paraná ficou em segundo lugar, com 17,8 mil contratações, seguido por São Paulo (10,4 mil), Rio Grande do Sul (9,7 mil) e Mato Grosso (2,8 mil).

 

O governador Jorginho Mello atribuiu o desempenho catarinense à segurança pública e às oportunidades oferecidas pelo estado. “Santa Catarina é um estado que se destaca com a melhor segurança pública do Brasil, com gente séria que gosta de produzir e de trabalhar. Aqui é terra de oportunidade, por isso a preferência por Santa Catarina. É mais uma estatística que comprova como nosso estado é o melhor do Brasil”, afirmou.

Venezuelanos lideram entre os estrangeiros contratados

Os venezuelanos representam a maioria entre os trabalhadores estrangeiros contratados no estado, totalizando 14.135 admissões, o equivalente a 74,7% do saldo. Na sequência, aparecem os argentinos (1.510), cubanos (1.485) e haitianos (873).

A maior parte dos trabalhadores estrangeiros admitidos em Santa Catarina no último ano são homens com menos de 30 anos e ensino médio completo.

O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, destacou que a alta geração de empregos em Santa Catarina tem sido um fator de atração para estrangeiros. “A economia do estado está crescendo acima da média nacional e, portanto, gerando muitos empregos. Somente o Sine, por exemplo, conta com mais de 10 mil vagas em todo o estado. Isso é um atrativo para os estrangeiros que buscam uma nova oportunidade”, destacou.

Já o secretário de Estado do Planejamento, Edgard Usuy, ressaltou a importância da absorção dessa mão de obra tanto para o desenvolvimento econômico quanto para a integração social. “Compreender essa dinâmica do mercado de trabalho é essencial para aprimorar as políticas públicas e fortalecer a integração desses trabalhadores ao crescimento do estado”, pontuou.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Oeste catarinense tem maior saldo de contratações

Entre os municípios catarinenses, Chapecó, no Oeste, foi a cidade que mais contratou estrangeiros, com 2.378 admissões. A maioria desses trabalhadores (85%) é venezuelana, com destaque para o setor da indústria de alimentos e serviços.

Outras cidades da região Oeste também registraram números expressivos de contratações, como Guatambu (753), Concórdia (528) e São Miguel do Oeste (428). No litoral, os grandes municípios também absorveram um alto volume de estrangeiros, com destaque para Joinville (2.130), Florianópolis (1.437), São José (901) e Balneário Camboriú (717).

Dreveck reforçou que a distribuição dos trabalhadores estrangeiros varia conforme a atividade econômica de cada região. “Os grandes municípios de Santa Catarina têm recebido estrangeiros principalmente para ocupar postos no setor de serviços, mas há uma importante participação na região Oeste por causa da indústria de alimentos e sua cadeia de produção. Cidades como Seara, Xanxerê e Capinzal, por exemplo, também tiveram forte desempenho”, concluiu.

           

             

Contaminação por cocaína na Lagoa da Conceição é uma das maiores no mundo

Estudo realizado pela UFSC publicado em revista científica identificou 35 contaminantes em altas concentrações

Uma pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) identificou uma das maiores concentrações de cocaína do mundo na Lagoa da Conceição, um dos cartões postais de Florianópolis. O estudo analisou ao todo 35 contaminantes com concentrações elevadas, e foi publicado na na revista Science of the Total Environment.

Continue lendo