Foto: The Weather Channel/Reprodução
Temperaturas máximas devem chegar a 32°C em algumas regiões
A semana segue com calor e condições para temporais isolados em Santa Catarina, especialmente nas regiões mais próximas ao Litoral. Porém, de acordo com o monitoramento meteorológico da Defesa Civil, as instabilidades devem atingir o estado de forma mais abrangente nesta quinta-feira (19).
Os temporais devem começar pelo Extremo Oeste catarinense e se estender para as demais áreas no decorrer do dia. Essas instabilidade permanece sobre o estado até a noite de sexta-feira (20), quando uma frente fria combinada a um sistema de baixa pressão começa a se afastar para o mar.
Associado aos temporais ocorre chuva pontualmente intensa, raios, rajadas fortes de vento e granizo. O risco é moderado em todo o estado para ocorrências relacionadas a alagamentos, queda de galhos e árvores e destelhamentos.
Quarta-feira
Nesta quarta, as regiões litorâneas e áreas serranas próximas devem apresentar maior nebulosidade e possibilidade de chuvas rápidas, especialmente no final do dia, devido à intensificação dos ventos de leste/nordeste, que transportam umidade do mar para o continente. Em trechos da Serra, a chuva pode ser pontualmente forte e acompanhada de temporais isolados, onde o risco é baixo para ocorrências associadas. No Grande Oeste, o sol predomina.
À tarde, as temperaturas se aproximam dos 30/32°C no Oeste e variam entre 24°C e 27°C ao longo do litoral e Vale do Itajaí com marcas menores nas áreas de maior altitude.
Quinta-feira
Na quinta-feira (19), uma área de baixa pressão volta a desestabilizar a atmosfera no estado, favorecendo a ocorrência de temporais isolados com chuva pontualmente intensa, raios, fortes rajadas de vento e eventual precipitação de granizo. Essas condições começam pelo Grande Oeste ainda no final da manhã. Ao longo da tarde e principalmente à noite, as áreas de chuva e os temporais isolados se deslocam pelas demais regiões, oferecendo risco baixo a moderado para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica e alagamentos pontuais.
As temperaturas se aproximam dos 31/32°C no Litoral Sul, 27°C/29°C no Oeste e de 24°C a 29°C nas demais regiões, com exceção das áreas serranas, onde ficam menores.
Sexta-feira
Na sexta-feira (20), a área de baixa pressão se intensifica sobre o estado, favorecendo a formação de uma nova frente fria. Ao longo do dia, a chuva ocorre em forma de pancadas e intercaladas por períodos de melhoria com sol. No entanto, há condições favoráveis para temporais isolados com chuva pontualmente intensa, raios, forte rajadas de vento e eventual precipitação de granizo, principalmente em áreas do Litoral durante a tarde. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas.
As temperaturas máximas à tarde viram entre 25°C e 32°C no Litoral Sul e de 24°C a 29°C nas demais regiões.
Fim de semana
No sábado (21), com o deslocamento do sistema para o Sudeste do país, o tempo volta a apresentar condições de melhoria em Santa Catarina. Apesar disso, ainda haverá condições para chuvas fracas, especialmente no Litoral e regiões serranas. No domingo (22), a influência de uma área de baixa pressão e os ventos de sudeste voltam a favorecer a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados.
Governo Federal transfere gestão do Porto de Itajaí à Autoridade Portuária de Santos
Governo, Prefeitura e Fecomércio manifestam indignação com a decisão
O Governo Federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), retomou nessa terça-feira (17) a gestão do Porto de Itajaí, o maior de Santa Catarina, localizado no Litoral Norte. O terminal pertence à União, mas estava há 30 anos sob o comando do Município, que possui o maior Produto Interno Bruto (PIB) do estado.