Foto: Scott Bauer/USDA ARS
Foram registrados casos em 14 municípios
A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica e do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-SC), anunciou que o estado já contabiliza 140 casos de Febre do Oropouche. As cidades com maior número de registros são Luiz Alves, com 65 casos, e Botuverá, com 35 casos.
Outros municípios afetados incluem Antônio Carlos, Benedito Novo, Blumenau, Brusque, Corupá, Guabiruba, Guaramirim, Ilhota, Jaraguá do Sul, São Martinho, Schroeder e Tijucas. Os primeiros casos foram confirmados no final de abril deste ano.
Para conter o avanço da doença, as Secretarias Municipais de Saúde, em parceria com o Estado, estão implementando diversas ações. Estas incluem a sistematização das informações dos casos suspeitos e confirmados, a coleta de vetores para análise entomológica e o envio de amostras para testagem no Lacen-SC. O objetivo é reforçar a vigilância e o controle da febre do Oropouche.
Os sintomas da doença são semelhantes aos da dengue e chikungunya, incluindo dor de cabeça, dores musculares e articulares, náusea e diarreia. Não existe um tratamento específico para a Febre do Oropouche, sendo recomendados repouso, tratamento sintomático e acompanhamento pela rede municipal de saúde.