Foto: DEIC/ Diego Azevedo
Dados apontam uma redução de 12,77% nos casos
A Polícia Civil de Santa Catarina anunciou uma redução expressiva nos índices de furtos e roubos de veículos no primeiro semestre de 2024 em comparação ao mesmo período de 2023. Segundo dados da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC/PCSC), houve uma queda de 12,77% nos furtos de veículos e uma diminuição de 26,90% nos roubos.
Essa redução é atribuída ao trabalho conjunto dos órgãos do Sistema de Segurança Pública, incluindo a Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Científica, Guardas Municipais e Polícia Rodoviária Federal. Uma das ações que se destacaram nesse período foi o desmantelamento de quatro grupos criminosos especializados em furtos e roubos de veículos, realizado pela Polícia Civil. Além disso, a intensificação da fiscalização de estabelecimentos que comercializam ilegalmente autopeças usadas também contribuiu para o declínio desses crimes.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
O delegado Diego Azevedo, responsável pela Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos, enfatizou que além da integração das forças nesse combate, a repressão às quadrilhas e aos receptadores envolvidos no comércio ilegal de peças tem sido fundamental para a redução das estatísticas criminais.
“Em razão das ações que foram contra quatro grupos criminosos, né, quatro quadrilhas atuantes no estado, onde mais de 20 integrantes foram presos nesse primeiro semestre, outro fator também vem contribuindo desde o ano passado: a fiscalização em lojas de autopeças, justamente para combater a receptação dos veículos que são furtados e desmanchados nesses locais de comércio que estão funcionando de forma clandestina,” conclui o delegado.