Queda nos termômetros podem chegar a 12°C em algumas regiões
O ciclone extratropical segue avançando pela costa de Santa Catarina e a previsão do tempo indica mudanças bruscas nos próximos dias. Conforme a Defesa Civil catarinense, ventos fortes atingem o estado e a temperatura cai bruscamente entre quarta (27) e quinta-feira (28).
Na quarta-feira (27), os ventos de sul começarão a ganhar força na metade leste de Santa Catarina, com velocidades médias variando entre 30 e 40 km/h. Espera-se que haja rajadas de vento, atingindo até 70-80 km/h em algumas áreas costeiras. O risco de ocorrências, como destelhamentos, queda de galhos e árvores, e possíveis danos na rede elétrica, é considerado alto em toda a faixa litorânea.
Além disso, a entrada de uma massa de ar frio resultará em uma queda nas temperaturas em todas as regiões de Santa Catarina. No litoral, a queda será de aproximadamente 6°C a 9°C e no restante do estado a variação é ainda maior, chegando a diminuir entre 10°C e 12°C. A mudança começará no Oeste, com temperaturas caindo ao longo da tarde de quarta-feira, e se estenderá às demais regiões durante a noite de quarta e madrugada de quinta-feira (28).
Florianópolis
Na capital, Florianópolis, a previsão é de que rajadas de ventos cheguem a velocidades entre 60 km/h e 80 km/h ao longo desta quarta-feira (27). Essa intensidade deve refletir também no mar, onde as ondas podem chegar a quatro metros de altura, aumentando o risco de ressaca.
As condições do tempo permanecerão instáveis na sexta-feira (29) e no sábado (30), com possibilidade de chuva ao longo dos dias. No domingo (1º), o tempo voltará a ficar estável, com temperaturas mais amenas em torno de 20°C, em Florianópolis.
Foto: Ricardo Wolffenbüttel/ SECOM