Imagem: The Weather Channel/Reprodução
Regiões ainda devem enfrentar 80mm de chuva com risco de deslizamentos
A semana começou com tempo nublado e chuvoso em grande parte do estado, ainda com risco moderado a alto para ocorrências principalmente nas áreas da divisa com o Paraná, onde a chuva tende a ser mais volumosa, o que mantém o risco alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas, inundações e deslizamentos.
Segundo o monitoramento meteorológico da Defesa Civil (SDC), são esperados ainda volumes em média entre 50mm e 80mm, com pontuais entre 100mm e 150 mm no Extremo Oeste, Litoral Norte e também em parte do Vale do Itajaí.
Já na área entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, a chuva também vai permanecer de forma frequente, porém com volumes um pouco menores, variando entre 40 e 60mm com pontuais em torno de 80mm. Nessas áreas, o risco é moderado para ocorrências como alagamentos, enxurradas e deslizamentos.
De acordo com o a SDC e a EPAGRI/CIRAM, essas condições, com intensidade pontualmente moderada a forte, predominam também ao longo desta segunda-feira (9), quando a instabilidade mais intensa se afasta para o mar e Santa Catarina passa a ser influenciada apenas pela circulação marítima.
Confira previsão por região
Segunda-feira
Na segunda-feira, a chuva diminui em parte do estado, principalmente nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul. Nas demais regiões, a frente fria estacionária, somada à influência da área de baixa pressão, segue mantendo maior cobertura de nuvens e condição para chuva pontualmente intensa, especialmente naquelas áreas próximas ao Paraná, onde os acumulados de chuva tendem a ser mais altos. O risco permanece moderado a alto para alagamentos, enxurradas e deslizamentos.
Durante a tarde, as temperaturas variam entre 11°C e 20°C do Meio-Oeste ao Litoral e ficam próximas dos 25°C no Oeste. O mar fica pouco agitado com ondas de sul/sudeste entre 1,5m e 2,0m. Os ventos estarão predominantes de sudeste/nordeste, variando entre 30 e 45 km/h.
Terça-feira
Na terça-feira (10), o deslocamento da área de baixa pressão para alto mar favorece a circulação marítima em SC, o que deve seguir mantendo o tempo nublado e com chuvas recorrentes, sobretudo nas áreas litorâneas e regiões próximas. No Grande Oeste, o sol já aparece entre muitas nuvens a partir da tarde.
No amanhecer, as temperaturas oscilam entre 12°C e 19°C e à tarde se aproximam dos 28°C no Oeste e de 20 a 25°C no Litoral. Os ventos devem oscilar entre leste/nordeste com rajadas entre 30 e 40 km/h. O risco ainda permanece baixo a moderado para ocorrências associadas às chuvas no litoral e regiões próximas e moderado a alto para ocorrências relacionadas aos deslizamentos pelo estado.
Quarta-feira
Na quarta-feira (11), a circulação marítima segue mantendo maior nebulosidade nas áreas litorâneas e regiões próximas, onde há condições para pancadas de chuva de fraca intensidade, oferecendo risco baixo a pontualmente moderado para alagamentos e enxurradas pontuais. Entre o Grande Oeste e os Planaltos, o sol aparece entre nuvens.
No amanhecer, as temperaturas variam entre 11°C e 16°C entre o Meio-Oeste, Planaltos e Grande Florianópolis Serrana e de 15°C e 19°C nas demais regiões. Durante a tarde, se aproximam dos 30°C no Oeste e variam entre 20°C e 25°C no Litoral. Os ventos estarão predominantes de nordeste com rajadas entre 30 e 40 km/h. O mar permanece pouco agitado com ondas de sudeste próximas dos 1,5m.
Quinta e sexta-feira
Na quinta-feira (12), o tempo firme predomina na maior parte do estado, com exceção do Litoral e áreas próximas, onde a circulação marítima ainda favorece a ocorrência de chuviscos/chuva fraca nos extremos do dia.
Na sexta (13), o aprofundamento de uma área de baixa pressão sobre o Rio Grande do Sul favorece o retorno da chuva e da condição para temporais isolados nas áreas próximas ao estado vizinho.