11 de dezembro de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

SC pode ter 400mm de chuva até a segunda-feira, com risco de enchentes

Foto Roberto Zacarias / Secom

Bacias no Alto e Médio Vale, além de Oeste e Meio-Oeste, devem atingir níveis de alerta

A Defesa Civil de Santa Catarina (SDC) e a EPAGRI/CIRAM emitiram nesta quinta-feira (5) uma nota conjunta chamando a atenção para o cenário preocupante de chuvas previstas para este fim e semana. Os acumulados de chuva podem chegar a até 400 mm até a segunda-feira (9), elevando o risco de alagamentos em algumas regiões, em especial entre o Extremo Oeste e o Vale do Itajaí.

De acordo com a nota, as chuvas persistentes e volumosas começam nesta sexta-feira (6), com acumulados variando entre 50mm e 80mm no Litoral e de 100mm e 150mm nessas regiões. Alguns pontos podem registrar volumes em torno de 200mm até o sábado (7), principalmente entre o Alto Vale e o Extremo Oeste, pegando parte do Planalto Sul.

 

Já a partir do domingo (8), o cenário de chuva intensa e persistente continua, deslocando-se mais para o norte e atingindo o Grande Oeste, Planalto Norte, Alto Vale e parte do Médio Vale. Neste período até a segunda-feira, os acumulados de precipitação variam entre 100mm e 150mm, com pontuais em torno de 200mm nas regiões próximas da divisa com o Paraná.

Neste período, a chuva no Litoral também vai permanecer de forma frequente, porém com volumes um pouco menores, variando entre 50 e 80mm com pontuais em torno de 100mm durante todo o evento.

Imagem: Defesa Civil/Reprodução

A Defesa Civil ressalta que, diante dessas condições, o risco para ocorrências associadas à chuva volumosa, com possíveis impactos hidrológicos e geológicos, é considerado moderado a alto, inclusive para enchentes, alagamentos, enxurradas e deslizamentos.

Segundo a nota conjunta da SDC e a EPAGRI/CIRAM, o cenário é provocado pela aproximação de uma frente fria com características de semi-estacionária sobre o estado. Esse sistema favorece a ocorrência de temporais, com risco maior entre o final da tarde e início da noite desta sexta-feira, quando as tempestades podem vir acompanhadas de ventos intensos e eventual queda de granizo.

Foto Ricardo Trida/ Secom

Risco de alagamentos e inundações

Os temporais devem continuar na madrugada de sábado em todas as regiões. Ao longo do dia, o tempo permanece nublado, com chuva mais persistente e abrangente. Embora os ventos intensos e o granizo diminuam, aumentam os riscos associados a alagamentos e enxurradas, devido à intensidade e persistência da chuva.

No domingo e na segunda-feira, os dias seguem marcados por tempo nublado e chuvoso em grande parte do estado, mas principalmente nas áreas da divisa com o Paraná, onde a chuva tende a ser mais volumosa.

Foto Roberto Zacarias / Secom

Os altos volumes previstos devem causar a elevação dos rios na maior parte das bacias catarinenses neste período, com risco alto para enxurradas e alagamentos, não se descartando também inundações em alguns municípios. Os principais rios na bacia do Rio Itajaí devem atingir níveis de alerta para inundação nas regiões do Alto e Médio Vale.

Nas bacias dos rios do Peixe, Chapecó, Irani e Jacutinga, nas regiões do Oeste e Meio-Oeste, os rios também devem atingir nível de alerta para inundação, podendo ocorrer extravasamento em alguns pontos, principalmente em rios menores, com resposta mais rápida, próximos a região de cabeceira dessas bacias.

Nas bacias da região do Litoral Norte e parte do Planalto Norte, há tendência de os rios atingirem níveis de alerta, com risco moderado para inundação na região. Devido à resposta hídrica mais lenta na região do Planalto Norte, há tendência de os rios seguirem em elevação ao longo da próxima semana, com risco de inundação para os rios na divisa com o Paraná.

Foto Roberto Zacarias / Secom

Deslizamentos

Diante da previsão de elevados acumulados de chuva para o final de semana, as condições de riscos geológicos na região do Grande Oeste e Alto Vale do Itajaí também aumentam significativamente para deslizamentos pontuais, principalmente em áreas já identificadas como suscetíveis, onde a saturação do solo pode reduzir drasticamente a estabilidade.

A Defesa Civil recomenda que, durante os temporais, a população busque um local abrigado e jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos. Também é preciso redobrar os cuidados próximo a áreas de encosta e ficar atento à inclinação de árvores e postes, além de rachaduras em muros ou paredes.

           

             

Sol volta a elevar as temperaturas antes de nova frente fria em SC

Quinta-feira (4) ainda é marcada por chuvas passageiras em algumas regiões

Santa Catarina segue sob condições para chuva contínua ou em forma de pancadas em diversas regiões. O tempo começa a apresentar períodos de melhora a partir desta quarta-feira (4), especialmente entre a Grande Florianópolis e o Vale do Itajaí, mas o sol volta a aparecer de verdade na quinta-feira (5), trazendo de volta o calor no Grande Oeste.

Continue lendo