3 de abril de 2025
TVBV ONLINE
Especial Publicitário

SC registra aumento de 63% de passageiros internacionais no começo de 2025

Movimentação de janeiro e fevereiro supera em 46% o registrado em todo o ano passado

Os dois primeiros meses do ano registraram 410 mil passageiros internacionais nos aeroportos de Santa Catarina, o que representa um aumento de 63% neste público, comparado ao mesmo período de 2024. O número já é equivalente a 46% de todo o movimento internacional do ano passado. Os dados foram apurados pela Gerência de Aeroportos, da Secretaria de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Desde 2023, o estado já cresceu 552% neste setor, colocando Santa Catarina como o terceiro maior movimento de passageiros internacionais do país. Além disso, só em janeiro SC registrou movimentação recorde, com o aumento de 58% de passageiros internacionais em relação a janeiro de 2024. O percentual representa 211 mil pessoas vindas do exterior.

 

O mercado internacional também segue aquecido no setor de cargas. Neste primeiro bimestre foram movimentadas 1.056 toneladas, com crescimento de 46,8% em relação ao mesmo período do ano passado. O número já equivale a 21,4% de toda a movimentação de cargas internacionais de 2024.

A expectativa da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias é que neste ano os aeroportos catarinenses registrem 1,1 milhão de passageiros internacionais. O Governo do Estado trabalha para fortalecer rotas internacionais, implantadas em 2024. A primeira delas com a Copa Airlines garantiu voos diretos de Santa Catarina para a Cidade do Panamá (Panamá). Além de ser ligação direta com o Caribe, na América Central, o destino também serve de conexão com a América do Norte. Outra parceria que encurtou distâncias com o exterior foi com a companhia aérea TAP. Com ela, é possível voar direto de SC para Lisboa (Portugal).

Além disso, o Governo do Estado também já garantiu o desenvolvimento do Plano Estadual de Logística e Transportes, o PELT. A empresa para elaborar o Plano foi contratada em agosto de 2024 e tem 18 meses para concluir os serviços. O PELT foi concebido para atender à crescente demanda por transporte de cargas e pessoas, além de criar condições para atrair novos investimentos em Santa Catarina. O plano é uma prioridade estratégica para corrigir deficiências históricas na infraestrutura, incluindo o setor aeroportuário.

Foto: Marco Favero/Arquivo/SecomSC

Voos domésticos

Com relação à movimentação doméstica de passageiros os números também são positivos. Entre janeiro e fevereiro de 2025 foram registrados 1,1 milhão de passageiros, número 6,1% maior do que o mesmo período de 2024.

Entre os aeroportos o maior movimento, o primeiro foi o de Florianópolis com 1,027 milhão de passageiros, sendo 617,1 mil domésticos e 410 mil internacionais. Navegantes teve 375,8 mil passageiros, Chapecó teve 85,7 mil passageiros, Joinville teve 79,3 mil passageiros, Jaguaruna 17,5 mil passageiros e Correia Pinto 3,4 mil passageiros.

Sobre a movimentação de cargas, o maior movimento foi em Florianópolis com 2 mil toneladas, sendo 964,2 toneladas domésticas e 1,056 toneladas internacionais. Navegantes teve 883,5 toneladas, Joinville teve 198 toneladas toneladas, Chapecó teve 132,1 toneladas e Jaguaruna 30,2 toneladas.

           

             

Golpistas que faturaram R$1 milhão em minutos são alvos de buscas em BC

Um carro de luxo foi alvo de sequestro judicial no Litoral Norte de SC

Uma organização criminosa que furtou, em minutos, cerca de R$ 1 milhão com golpes em contas bancárias é o alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) nesta terça-feira (1º). A Operação Tripeiros cumpre 12 mandados de prisão preventiva, 18 de busca e apreensão, além de sequestro de bens dos investigados nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Goiás e Ceará.

Continue lendo