5 de fevereiro de 2025
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

SC tem alerta para chuvas intensas e abafamento até o fim de semana

Imagem: The Weather Channel/Reprodução

Temperaturas máximas podem ultrapassar os 35°C no estado

As instabilidades no tempo ganham força em Santa Catarina a partir desta quarta-feira (5), devido à combinação do calor com o avanço de uma frente fria pelo oceano, favorecendo a formação de temporais com chuva intensa e de forma ampla no estado, especialmente nas áreas próximas ao Rio Grande do Sul.

Segundo a Defesa Civil, entre a tarde e a noite desta quarta, o risco permanece alto para alagamentos e enxurradas entre o Litoral Norte, Planalto Norte, Vale do Itajaí e regiões serranas, onde as condições para temporais com chuva intensa são maiores, que podem vir acompanhados de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo de maneira mais localizada.

 

Os temporais podem ganhar ainda mais força na quinta-feira (6), também com raios, rajadas de vento, granizo e chuva intensa em curto período de tempo. O risco é alto para ocorrências do Extremo Oeste ao Litoral Sul, pegando áreas do Alto Vale e da grande Florianópolis. Nas demais regiões, o risco é moderado.

Imagem: Defesa Civil/Reprodução

Já a onda de calor que atua sobre Santa Catarina deve persistir pelo menos até a noite desta quinta, com temperaturas máximas que variam entre 34°C e 37°C no Extremo Oeste, trazendo risco moderado para desidratação, insolação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias.

Nas regiões litorâneas e em áreas próximas, as tardes serão de temperaturas entre 31°C e 33°C, com pontuais chegando aos 35°C. Nas demais regiões do estado, os termômetros variam entre 30°C e 32°C.

Confira a previsão por região

Quarta-feira

Nesta quarta-feira, é esperada a formação de temporais em todas as regiões, principalmente entre a tarde e a noite. O risco é moderado a pontualmente alto para ocorrências associadas aos temporais, especialmente nas regiões do Meio-Oeste ao Litoral.

As temperaturas máximas podem chegar aos 37°C, no Grande Oeste, e faz até 33°C nas áreas litorâneas e Vale do Itajaí. No Planalto Norte, marcam entre 25 e 29°C.

Quinta-feira

Na quinta-feira, as condições de tempo severo aumentam em relação aos dias anteriores. O amanhecer terá bastante nebulosidade e sensação de abafamento. Com algumas aberturas de sol, as temperaturas sobem rapidamente em todas as regiões. Entre a tarde e noite, a aproximação de uma frente fria associada à formação de um ciclone em alto mar aumenta as instabilidades, provocando temporais e chuva intensa, em especial nas regiões de divisa com o Rio Grande do Sul. O risco é moderado a alto para ocorrências como alagamentos e enxurradas.

As temperaturas máximas superam os 30°C na maior parte do estado novamente, com exceção das áreas de divisa com o estado do Paraná. A sensação é de abafamento.

Sexta-feira

Na sexta-feira (7) o tempo segue instável em todas as regiões. O amanhecer terá novamente bastante nebulosidade, com poucas aberturas de sol ao longo do dia. No decorrer da tarde, podem ocorrer temporais isolados, entretanto, com o reforço da umidade vinda do mar, as regiões litorâneas também podem registrar uma noite chuvosa. O risco é moderado para ocorrências meteorológicas como alagamentos e enxurradas pontuais.

As temperaturas seguem elevadas e com sensação de abafamento, marcando valores entre 28 e 34°C na maior parte do estado.

Fim de semana

No sábado (8), o tempo ainda segue nublado, em especial nas áreas litorâneas, devido ao transporte de umidade do oceano para o continente. Há condições para temporais isolados em todo o estado, assim como nos dias anteriores.

No domingo (9), a presença de uma região de alta pressão diminui as condições para chuva no estado catarinense, o sol aparece entre poucas nuvens, mantendo a sensação de tempo abafado, com temperaturas acima de 30°C em todas as regiões. No extremo Oeste, podem superar os 35°C.

           

             

Censo do Autismo: Um Caminho para a Inclusão / 2º Episódio

Além de histórias de famílias e sobre o hiperfoco com pessoas com TEA

Nesta terça-feira (04) o programa Band Cidade, da TVBV, trouxe o segundo episódio da. Conheça a história de famílias que convivem os filhos com autismo. Segundo o jornalista Gabriel Philippi, que produz a série, uma das principais questões que famílias com pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) enfrenta é o chamado hiperfoco. “Trata-se de um estado de concentração intenso e prolongado em um mesmo assunto”, explicou.

Continue lendo