São 10 vítimas em 2025, metade do número de casos registrados no período em 2024
O mês de março de 2025 terminou com um número muito positivo para a segurança pública em Santa Catarina. O estado registrou apenas 2 casos de feminicídios no período, segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC). No ano passado, foram 10 mulheres vitimadas no mesmo mês.
O levantamento permite uma comparação direta desse mesmo período com anos anteriores. Em março de 2015, por exemplo, foram cinco — mais que o dobro do registrado este ano. Os dados são catalogados em um relatório mensal emitido pela Diretoria de Inteligência Estratégica, com o apoio da Gerência de Estatística e Análise Criminal (Geac/Dine).
Até o momento em 2025, foram 10 casos de mulheres assassinadas em razão de ódio, desprezo ou sentimento de posse ligados ao gênero feminino. Em janeiro, foram apenas 3 feminicídios em Santa Catarina, enquanto 5 foram registrados em fevereiro. Nos três primeiros meses de de 2024, o estado havia registrado 20 casos, o dobro do período atual.
Para o secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Graff, o resultado é fruto do trabalho conjunto das forças policiais e do investimento constante em ações de prevenção e acolhimento. “Com o apoio constante do governador Jorginho Mello, que tem sido um grande aliado nessa causa, fortalecemos ações como a Rede Catarina, as DPCAMIs, as Salas Lilás e o Botão do Pânico. Seguiremos firmes na proteção das mulheres catarinenses”, destacou o secretário.
Nos últimos anos, as Polícias Militar e Civil têm intensificado o uso da tecnologia e fortalecido redes de proteção à mulher, como a ampliação das Delegacias de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) e programas como a Rede Catarina de Proteção à Mulher, que acompanham as vítimas em situação de risco, prevenindo a reincidência da violência e garantindo resposta mais rápida das autoridades.
Casos de feminicídio em SC no mês de março
2025: 2 vítimas
2024: 10 vítimas
2023: 6 vítimas
2022: 3 vítimas
2021: 5 vítimas
2020: 6 vítimas
2019: 5 vítimas
2018: 3 vítimas
2017: 4 vítimas
2016: 8 vítimas
2015: 5 vítimas
Trump anuncia tarifas de 125% em produtos exportados pela China: ‘Efeito imediato’
Presidente dos Estados Unidos citou que país demonstrou falta de respeito aos mercados mundiais
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (9) que irá aumentar a taxa contra produtos importados da China para 125%, com efeito imediato. O aumento na tarifa, que era de 104%, ocorre após retaliação dos chineses, que impuseram tarifa de 84% a produtos norte-americanos.