Desses, 16 mil foram por ansiedade e depressão
O Estado de Santa Catarina tem relatado altos índices de trabalhadores pedindo afastamento por conta de sofrimentos psíquicos. Em 2024, cerca de 33 mil pessoas pediram afastamento por conta disso, sendo que 16 mil alegaram necessidade por estarem sofrendo com ansiedade e depressão.
Esses números elevados colocam o Estado em quarto lugar no Brasil nesse quesito, e entre os três com piores índices proporcionais, ao lado de Distrito Federal e Rio Grande do Sul. A situação fez com que a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Santa Catarina realizasse uma reunião, nesta segunda-feira (28), para debater o assunto.
Além de problemas com saúde mental, SC também tem índices negativos em relação aos acidentes de trabalho. Em 2024, foram 37 mil acidentes, com uma média de quatro por hora. Dentre esses casos, 186 terminaram em óbito.
Preocupada com os índices, a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina realizou uma reunião, na manhã desta segunda-feira (28), Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, para debater o assunto. O evento, que teve como mote “Vida não tem preço, saúde não é mercadoria!”, contou com a presença de deputados e entidades sindicais.
Também entre os participantes, esteve Paulo Eccel, superintendente do Ministério do Trabalho, que revelou a integração de 25 novos auditores fiscais de trabalho concursados à equipe a partir de agosto. Com isso, ele acredita que as condições de trabalho no Estado podem melhorar significativamente.
Além disso, a Norma Regulamentadora passará por uma atualização em 2026, trazendo outros benefícios para a classe trabalhadora. De acordo com a mudança proposta pela NR-1, situações como metas excessivas, jornadas extensas, ausência de suporte, assédio moral, entre outros critérios, se identificadas podem acarretar em multa, que varia de R$ 500 a R$ 6 mil, para as empresas.
Veículo cai em barranco após condutora sofrer um apagão
Ela relatou aos bombeiros que tem hipertensão
Uma mulher que conduzia um veículo pela SC-480, em São Domingos, Oeste do Estado, sofreu um apagão e perdeu o controle do carro, que foi parar em um barranco. O acidente ocorreu na manhã desta segunda-feira (28), por volta das 10h.