O período de ofertas marcado pela Black Friday é esperado por muitos consumidores que buscam economizar nas compras de fim de ano. Com os devidos cuidados, a data pode ser uma oportunidade para os clientes adquirirem produtos com descontos atrativos.
A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senacon) preparou sete dicas para o consumidor evitar golpes e práticas enganosas, especialmente online.
A data esta marcada para a última sexta-feira, de todo o mês de novembro. Em 2022 será no dia 25, começando a partir da meia-noite.
Confira as orientações da Senacon:
1. Cuidado com sites e e-mails fraudulentos
- Procure entrar no site oficial da loja pelo endereço online e não por meio de links duvidosos que podem chegar por e-mail ou pelo celular (SMS, Whatsapp etc). Tais anúncios podem também servir para instalar software malicioso;
- Atenção também para anúncios em redes sociais realizados por fornecedores desconhecidos, pois não há qualquer garantia de proteção;
- Alguns Procons também publicam em seus sites listas de fornecedores que devem ser evitados.
2. Informe-se sobre a reputação da loja e sobre as condições da oferta
- O consumidor pode checar a reputação de grandes varejistas na plataforma consumidor.gov.br, incluindo acerca de reclamações e outros dados;
- Leia com atenção folhetos e anúncios com as promoções e compare as ofertas antes de qualquer decisão de compra;
- Também na Internet, tenha cópia dos anúncios e de suas condições, para fins de comprovação junto ao fornecedor ou ao Procon, em caso de descumprimento pela loja;
- Saiba que a quantidade de produtos em promoção pode ser limitada, mas não realize compra por impulso;
- Verifique se a loja física ou site permite a troca do modelo ou tamanho do produto após a compra. Se permitir, no caso da loja física, fazer constar uma observação (na nota fiscal ou na etiqueta, por exemplo) de que a troca é permitida;
- Exija sempre a nota fiscal.
3. Antes mesmo da Black Friday, preste atenção às promoções e compare os preços anunciados
- Acompanhe os preços também antes do período das promoções: alguns descontos já podem estar disponíveis dias antes;
- Compare os preços em sites de pesquisa, assim como os descontos e as condições de pagamento;
- Certifique-se de que os descontos ofertados de fato valem a pena e são reais;
- Caso identifique prática enganosa de manipulação de preços (ex: aumento de preço pouco antes do produto entrar em “promoção”), denuncie ao Procon de seu Estado ou de sua localidade.
4. Atenção para segurança nos pagamentos, incluindo via Pix
- Verifique a presença de certificados de segurança de pagamentos nas transações bancárias realizadas com o fornecedor;
- Não forneça seus dados bancários a sites que não possuem certificados de segurança. Os sites para pagamento da internet devem ter endereço inicial com “https://” ou imagem de pequeno cadeado fechado no canto inferior direito da tela;
- Somente acesse sites do fornecedor digitando o endereço diretamente em seu navegador, evitando links existentes em uma página ou em uma mensagem;
- Evite compras ou pagamentos por meio de computadores de terceiros ou por meio de redes Wi-Fi públicas;
- No caso de Pix, confira também os dados do recebedor. Lembre-se de cadastrar chaves apenas nos canais oficiais da instituição financeira, como aplicativo ou agências, e desconfiar de contatos ou ofertas de ajuda não solicitadas sobre isso;
- Alguns sites, marketplaces e administradoras de cartões de crédito podem oferecer garantias específicas para a proteção dos consumidores em caso de fraudes.
5. Atenção para o prazo de arrependimento de 7 dias apenas para compras fora do estabelecimento comercial
- Em regra, no caso de compras feitas pela internet ou fora do estabelecimento comercial (telefone, porta-em-porta etc), o consumidor tem o direito de arrependimento por um período de 7 (sete) dias, contados a partir da entrega do produto, para sua devolução ao fornecedor;
- Já em compras feitas em lojas físicas não há essa garantia legal, portanto é importante refletir se há realmente a necessidade de aquisição do produto ou serviço;
- Em qualquer hipótese, antes de efetuar o pagamento, informe-se sobre as políticas de devolução e de trocas (ex: para itens de software, roupas, alimentos, pode haver restrições ou condições próprias).
6. Evite comprar por impulso
- Tenha especial atenção para não se endividar, verificando suas reais condições de renda e de pagamento;
- Não se deixe levar pelas compras por impulso. É importante estar atento para comprar somente o necessário.
7. Registre reclamação caso não consiga resolver o problema
- Entre em contato diretamente com a empresa para resolver seu problema;
- Se o consumidor não conseguir resolver seu problema diretamente com a empresa, o consumidor tem à disposição a já referida plataforma Consumidor.gov.br;
- Basta registrar a reclamação na plataforma, caso a empresa esteja cadastrada, ou procurar o Procon mais próximo de sua residência.
Foto: Pixabey/Reprodução