21 de novembro de 2024
TVBV ONLINE
Turismo

Setur promove primeiro encontro com representantes do turismo religioso catarinense

O evento teve como objetivo principal catalogar os destinos turísticos catarinenses

Para apoiar e alavancar o turismo religioso catarinense, a Secretaria de Turismo do Estado (Setur) realizou a primeira reunião com representantes, entidades e organizações religiosas de Santa Catarina e, também, com o Sebrae.

Segundo o Secretário do Turismo, Evandro Neiva, o turismo religioso é muito importante para o estado, não apenas para a movimentação da economia — representa cerca de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) catarinense — mas para o desenvolvimento e a divulgação de cada cidade. “Na nova marca, nós buscamos fortalecer o turismo que os municípios têm a oferecer. Assim, contamos com a colaboração de todos os interessados para podermos nos organizar e entregar mais destaque para tantas cidades no turismo religioso, como Ituporanga, Içara e Jaraguá do Sul”, ressalta o secretário.

Durante a reunião, a Setur apresentou os planejamentos que vêm sendo realizados para aumentar a divulgação do turismo religioso no Estado. “Há feiras e eventos com foco no setor e, com esse projeto de apoio, podemos organizar uma maior quantidade de municípios participantes para mostrar ao Brasil que, sim, Santa Catarina é um local para se realizar turismo religioso”, frisou a analista técnica de turismo, Karina Baldança.

Ainda, representantes religiosos de destinos catarinenses apresentaram os pontos turísticos de suas regiões e quais seus planos para alavancar a visibilidade do município. De acordo com Adriana Rengel, diretora comercial do complexo de Nossa Senhora de Lourdes e do Louvor, além de promover a própria cidade, também é importante unir forças e impulsionar o turismo em outras regiões.

Para finalizar a reunião, a representante da Associação Brasileira de Agência de Viagens de Santa Catarina, Sonia Maria Kremer da Silva, reafirmou essa necessidade de tratar o turismo como algo coletivo, pois “se há o que fazer por perto, o visitante vai prolongar sua estadia em Santa Catarina”.

Foto: Saul Oliveira/Reprodução