O espaço, no início, é para vagas de serviços específicos
Trabalhadores autônomos da Grande Florianópolis podem se cadastrar no banco de dados, disponibilizado pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine) e receber chamadas de pessoas físicas e jurídicas solicitando serviços. Neste primeiro momento, serão cadastrados prestadores das seguintes atividades: cabeleireiro; manicure; pintor; além de pedreiro e servente de pedreiro e instalador de ar condicionado.
Para se cadastrar gratuitamente, o autônomo deve se inscrever e preencher um formulário com os dados solicitados ou comparecer na unidade do Sine de Florianópolis localizada no segundo andar da rodoviária, no endereço Av. Paulo Fontes, 1101 – Centro. Para acessar o formulário, clique aqui. Após a inscrição, o contato do trabalhador será direcionado a clientes que buscam o serviço.
Caso o autônomo prefira fazer o cadastro presencial, é preciso apresentar RG, CPF, comprovante de residência e, caso tenha, comprovante de trabalhador autônomo como certificados de cursos de qualificação, carta de referência de clientes, contratos de prestação de serviços, declaração das experiências profissionais ou até mesmo declaração em próprio punho.
O cadastro de profissionais autônomos já é discutido pelo Ministério do Trabalho e Emprego, desde 2014 por meio do Manual de Normatização da IMO (MTE). Alguns estados já trabalham com esse público e em Santa Catarina, as discussões sobre a implantação do serviço de intermediação do autônomo surgiu por meio da equipe técnica da Diretoria de Emprego e Renda da Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos).
Foto: Mauricio Vieira / Secom/ Reprodução