De acordo com o MPSC, 61 pessoas foram condenadas pela primeira fase da operação
Um grupo de 61 criminosos teve as penas definidas, nesta sexta-feira (11), em decorrência da operação Sodalitas Finis. De acordo com o Ministério Público de Santa Catarina, eles integram a maior organização criminosa do Estado, que atua no tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.
De acordo com a sentença proferida, as penas concedidas variam de três a 21 anos de reclusão. Se somadas, elas chegam a 643 anos de prisão e 59.326 dias-multa, o que corresponde a quase R$ 2,8 milhões.
Esse foi o resultado dos presos apenas na primeira fase da operação, que já teve quatro fases, a última delas deflagrada no dia 6 de fevereiro deste ano. Somados todos os períodos, a operação foi responsável pela prisão de 172 pessoas suspeitas de integrar a organização criminosa.
Mandados de prisão foram cumpridos em 35 cidades localizadas nos Estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. No Estado catarinense, o principal alvo foi a região Oeste. Confira a lista:
- Águas de Chapecó
- Balneário Camboriú
- Balneário Piçarras
- Barra Velha
- Biguaçu
- Blumenau
- Caçador
- Camboriú
- Campos Novos
- Catanduvas
- Chapecó
- Concórdia
- Coronel Freitas
- Cunha Porã
- Curitibanos
- Florianópolis
- Formosa do Sul
- Guatambu
- Itajaí
- Joaçaba
- Joinville
- Lajeado (RS)
- Lages
- Luzerna
- Palhoça
- Penha
- Pinhalzinho
- Ponte Alta
- Ponte Serrada
- São José do Cedro
- Tubarão
- Venancio Aires (RS)
- Videira
- Xanxerê
- Xaxim
Além desse grande número de prisões, também foram cumpridos mandados de apreensão, responsáveis pela retirada de diversas armas de fogo, munições, mais de R$ 600 mil em espécie e uma grande quantidade de drogas, incluindo cocaína, maconha e crack.
Solidatas Finis
A primeira fase da Operação Solidatas Finis foi deflagrada no dia agosto de 2023, com 74 mandados de prisão preventiva, 5 de prisão temporária e 97 de busca.
O nome “Sodalitas Finis”, ou “o fim do grupo”, foi escolhido em alusão à meta principal da operação: desarticular as atividades desta organização criminosa, inicialmente, na cidade de Xaxim e região próxima a Chapecó, cujos criminosos são responsáveis por uma ampla variedade de crimes graves, como tráfico de drogas em larga escala, homicídios e roubos.
Homem morre em confronto com a Polícia em Florianópolis
Com o suspeito uma arma com o Brasão do Estado foi apreendida
O confronto ocorreu na noite da última quarta-feira (09), na região da Costeira do Pirajubaé, em Florianópolis. Durante a incursão de policiais militares um homem efetuou disparos de arma de fogo contra os militares e foi alvejado na troca de tiros e morreu no local. Na ação foram apreendidos um quilo de maconha, 40 gramas de cocaína, um celular e uma balança de precisão. Os policiais também localizaram uma munição de fuzil e uma pistola com o brasão do Estado de SC. A procedência do armamento deve ser apurada.