Pesquisa aponta que 77% dos catarinenses assistem até três horas por dia
Com a chegada de novas tecnologias e plataformas muitas pessoas afirmaram que a tv aberta estava perdendo espaço. Ao contrário dessas projeções, uma pesquisa divulgada pela Acaert Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert) comprovou que a “telinha” está mais vida do que nunca. A pesquisa foi divulgada na noite da última terça-feira (11), no Floripa Comedy Club, em Florianópolis, durante um evento qure reuniu jornalistas, comunicadores, empresários do setor de autoridades. Os dados coletados apontam que 77% dos catarinenses dedicam até três horas por dia assistindo tv aberta.
Para o presidente da Acaert, Fábio Bigolin, os dados são importantes e evidenciam o papel da televisão aberta no dia a dia das pessoas. Da mesma forma, as novas tecnologias aumentam ainda mais o alcance. “É na telinha que assistimos grandes momentos ao vivo, desde eventos esportivos e noticiários até novelas e shows que emocionam gerações. Diariamente, a nossa história é contada em multitelas, fenômeno da convergência de plataformas que nos conecta ainda mais”, destacou.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
A pesquisa mostra que 81% dos entrevistados preferem ver televisão, de segunda a sexta, das 18 às 24 horas. Revela também que 52% do público consume programas sobre jornalismo, 39% filmes e séries, 36% acompanham novelas e 32% buscam informações sobre futebol. A televisão aberta chega atualmente em mais de 7.8 milhões de lares catarinenses, alcançando 97% da população.
O presidente do Sindicato das Agências de Propaganda (Sinapro/SC), Daniel Silva, reforçou que a televisão continua sendo um meio de comunicação fundamental na atualidade na disseminação de informações, educação e entretenimento. “Ela é capaz de formar opiniões, incentivar debates e conectar pessoas de forma democrática”, disse ressaltando ainda a força e a relevância do meio para o mercado.
Já em relação a confiança 60% das pessoas afirmaram que confiam nos apresentadores dos noticiários. Essa confiança se reforça com 52% dos entrevistos dos afirmarem que “sabem que não é fake News quando veem uma notícia na tv”. O levantamento foi realizado presencialmente pela Kantar Ibope Media no período de 09 a 19 de setembro de 2024.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Confira os números da pesquisa:
- 7.828 milhões de catarinenses possuem televisores nos lares – 97% da população
- 77% dos telespectadores dedicam até 3h por dia assistindo TV Aberta
- Preferência por faixa horária – 81% assistem tv das 18 às 24 horas
- Preferências do público
52% – Jornalismo
39% – Filmes/Séries
36% – Novelas
32% – Futebol - Cobertura jornalista – 51% assuntos regionais e nacionais
- Motivos para consumir televisão
51% – Ficar atualizado com os noticiários
23% – Passar o tempo
23% – Informação sobre minha região/cidade
19% – Variedade de conteúdo - O consumo do conteúdo da tv aberta é crossmedia
55% – Youtube
25% – Redes sociais/portais das emissoras
22% – Jornal
21% – Rádio
16% – Redes sociais dos apresentadores - Entre os devices, os aparelhos de TV são preferência
54% – Smart TV/TV Conectada
44% – Tv convencional
14% – Smartphone
5% – Computador
- Sobre confiança
60% confiam nos apresentadores dos noticiários
52% sabem que não é fake News quando veem uma notícia na tv
50% acreditam no que assistem na tv
- Perfil
51% – Homens
49% – Mulheres
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Campanha
A Acaert também lançou a campanha ‘Tá na TV, todo mundo vê’. O material começa a ser veiculado pelas emissoras a partir desta quarta-feira (12) pelas emissoras de televisão e em plataformas digitais.
O CEO da Ezcuzê, João Paulo Coelho, responsável pela Campanha, explicou que o material faz parte de uma estratégia de comunicação que busca ampliar nas pessoas a percepção da tv todos os dias. “Comerciais feitos para horários específicos entrarão na programação das emissoras de forma inesperada, ampliando o impacto da campanha. Enquanto comerciais de rádio trarão para o meio a memória e a lembrança que a tv possui em toda a população”, disse.
Gabriel Bortoleto estreia na F1 com objetivo definido
Piloto da Sauber será o primeiro brasileiro titular da F1 desde a saída de Felipe Massa no fim de 2017
A cidade de Melbourne recebe, entre os dias 14 e 16 de março, o Grande Prêmio da Austrália que marca a abertura da temporada 2025 da Fórmula 1. A etapa também a estreia de Gabriel Bortoleto, o primeiro…
Continue lendo