12 de março de 2025
TVBV ONLINE
Economia

Televisão aberta alcança 97% dos catarinenses

Pesquisa aponta que 77% dos catarinenses assistem até três horas por dia

Com a chegada de novas tecnologias e plataformas muitas pessoas afirmaram que a tv aberta estava perdendo espaço. Ao contrário dessas projeções, uma pesquisa divulgada pela Acaert Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acaert) comprovou que a “telinha” está mais vida do que nunca. A pesquisa foi divulgada na noite da última terça-feira (11), no Floripa Comedy Club, em Florianópolis, durante um evento qure reuniu jornalistas, comunicadores, empresários do setor de autoridades. Os dados coletados apontam que 77% dos catarinenses dedicam até três horas por dia assistindo tv aberta.

Para o presidente da Acaert, Fábio Bigolin, os dados são importantes e evidenciam o papel da televisão aberta no dia a dia das pessoas. Da mesma forma, as novas tecnologias aumentam ainda mais o alcance.  “É na telinha que assistimos grandes momentos ao vivo, desde eventos esportivos e noticiários até novelas e shows que emocionam gerações. Diariamente, a nossa história é contada em multitelas, fenômeno da convergência de plataformas que nos conecta ainda mais”, destacou.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

A pesquisa mostra que 81% dos entrevistados preferem ver televisão, de segunda a sexta, das 18 às 24 horas. Revela também que 52% do público consume programas sobre jornalismo, 39% filmes e séries, 36% acompanham novelas e 32% buscam informações sobre futebol. A televisão aberta chega atualmente em mais de 7.8 milhões de lares catarinenses, alcançando 97% da população.

A televisão aberta chega atualmente em mais de 7.8 milhões de lares catarinenses. Imagem: Ilustração.

O presidente do Sindicato das Agências de Propaganda (Sinapro/SC), Daniel Silva, reforçou que a televisão continua sendo um meio de comunicação fundamental na atualidade na disseminação de informações, educação e entretenimento. “Ela é capaz de formar opiniões, incentivar debates e conectar pessoas de forma democrática”, disse ressaltando ainda a força e a relevância do meio para o mercado.

Já em relação a confiança 60% das pessoas afirmaram que confiam nos apresentadores dos noticiários. Essa confiança se reforça com 52% dos entrevistos dos afirmarem que “sabem que não é fake News quando veem uma notícia na tv”. O levantamento foi realizado presencialmente pela Kantar Ibope Media no período de 09 a 19 de setembro de 2024.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Confira os números da pesquisa:

  • 7.828 milhões de catarinenses possuem televisores nos lares – 97% da população
  • 77% dos telespectadores dedicam até 3h por dia assistindo TV Aberta
  • Preferência por faixa horária – 81% assistem tv das 18 às 24 horas

  • Preferências do público
    52% – Jornalismo
    39% – Filmes/Séries
    36% – Novelas
    32% – Futebol
  • Cobertura jornalista – 51% assuntos regionais e nacionais
  • Motivos para consumir televisão
    51% – Ficar atualizado com os noticiários
    23% – Passar o tempo
    23% – Informação sobre minha região/cidade
    19% – Variedade de conteúdo
  • O consumo do conteúdo da tv aberta é crossmedia
    55% – Youtube
    25% – Redes sociais/portais das emissoras
    22% – Jornal
    21% – Rádio
    16% – Redes sociais dos apresentadores
  • Entre os devices, os aparelhos de TV são preferência

54% – Smart TV/TV Conectada
44% – Tv convencional
14% – Smartphone
5% – Computador

  • Sobre confiança

60% confiam nos apresentadores dos noticiários
52% sabem que não é fake News quando veem uma notícia na tv
50% acreditam no que assistem na tv

  • Perfil

51% – Homens
49% – Mulheres

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Campanha

A Acaert também lançou a campanha ‘Tá na TV, todo mundo vê’. O material começa a ser veiculado pelas emissoras a partir desta quarta-feira (12) pelas emissoras de televisão e em plataformas digitais.

O CEO da Ezcuzê, João Paulo Coelho, responsável pela Campanha, explicou que o material faz parte de uma estratégia de comunicação que busca ampliar nas pessoas a percepção da tv todos os dias. “Comerciais feitos para horários específicos entrarão na programação das emissoras de forma inesperada, ampliando o impacto da campanha. Enquanto comerciais de rádio trarão para o meio a memória e a lembrança que a tv possui em toda a população”, disse.

Lançamento da Campanha da Acaert. Imagem: Flávio Jr / Portal TVBV Online:

           

             

Gabriel Bortoleto estreia na F1 com objetivo definido

Piloto da Sauber será o primeiro brasileiro titular da F1 desde a saída de Felipe Massa no fim de 2017

A cidade de Melbourne recebe, entre os dias 14 e 16 de março, o Grande Prêmio da Austrália que marca a abertura da temporada 2025 da Fórmula 1. A etapa também a estreia de Gabriel Bortoleto, o primeiro…

Continue lendo