Imagem: The Weather Channel/Reprodução
Não estão descartados temporais pontuais com chuva intensa a partir desta sexta (7)
Santa Catarina segue sob influência de uma frente fria, associada ao calor e a umidade, que favorece a formação de temporais e chuva intensa de forma ampla no estado. Segundo o monitoramento meteorológico da Defesa Civil, são esperados também raios, rajadas de vento e granizo, além de chuva intensa em curto período de tempo.
Nesta sexta-feira (7), a frente fria se afasta, mas o risco continua alto entre o Litoral Norte e o Baixo Vale do Itajaí, para alagamentos e enxurradas pontuais, devido à soma do calor, umidade e instabilidades em todos os níveis da atmosfera, que favorecem a ocorrência de temporais já a partir da manhã.
Nas demais regiões, permanecem as condições para temporais isolados entre a tarde e a noite, devido à soma de calor e umidade, com risco moderado para alagamentos, queda de galhos e árvores, destelhamentos e danos na rede elétrica entre o Meio-Oeste, Planaltos, Litoral Sul, Alto e Médio e a Grande Florianópolis. No Oeste, Extremo Oeste e Extremo Sul catarinenses, o risco é baixo.
Confira a previsão por região
Sexta-feira
Nesta sexta, com a passagem da frente fria em alto mar, diminuem as áreas de risco para temporais no estado em relação aos dias anteriores. As condições ficam restritas entre a Grande Florianópolis e o Norte do estado, além de ocorrer de forma isolada no Extremo Oeste. O risco é moderado a pontualmente alto para ocorrências relacionadas.
As temperaturas sofrem uma ligeira queda nas regiões litorâneas, entretanto, à tarde as máximas ainda variam 28 e 34°C na maior parte do estado, mantendo a sensação de ar abafado.
Sábado
No sábado (8), o tempo permanece nublado nas áreas litorâneas, devido ao transporte de umidade do oceano para o continente, que favorece inclusive condições para chuva ocasional. À tarde, há condições para temporais isolados no Oeste. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas aos temporais e a chuva persistente no Litoral.
As temperaturas variam entre 15 e 24°C no amanhecer e, à tarde, as máximas variam entre 27 e 30°C na maioria das regiões e se aproximam dos 38°C no Grande Oeste. A sensação de ar abafado se mantém em toda Santa Catarina.
Domingo
Neste domingo (9), a presença de um sistema de alta pressão traz mudanças nas condições de tempo. É esperado um dia marcado por sol entre poucas nuvens, e tempo estável na maior parte do estado. O risco é baixo para ocorrências associadas às chuvas no Litoral Norte e no Extremo Oeste.
O calor e a sensação de tempo abafado permanecem, com temperaturas máximas acima de 30°C em todas as regiões, inclusive se aproximando de 40°C no Extremo Oeste e Litoral Sul.
Próxima semana
Entre segunda-feira (10) e terça-feira (11), a presença de um sistema de alta pressão deixa o tempo estável e o sol aparece entre poucas nuvens em todas as regiões, mantendo a sensação de de ar abafado. O calor segue intenso em todo estado, com temperaturas máximas acima de 30°C em todas as regiões, inclusive se aproximando de 40°C no Extremo Oeste e Litoral Sul. A exceção fica para a tarde e noite de terça, quando a aproximação de uma frente fria pode trazer pancadas de chuva.
Censo do Autismo: Um Caminho para a Inclusão / 4º Episódio
Conheça a história do Bernardo e do Lorenzo, e como suas famílias driblaram o preconceito
Nesta quinta-feira (06) foi exibido o quarto episódio da série Censo do Autismo: Um Caminho para a Inclusão. Nele conhecemos a história do Bernardo e do Lorenzo, de cinco e 15 anos, respectivamente. As mães dos garotos relatam a dificuldade da conciliação entre o trabalho e a vida de mãe. A mãe de Lorenzo também toca em um assunto sensível para famílias com pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA): o preconceito.