Formação de ciclone no mar traz riscos de chuva intensa e com altos volumes acumulados no Litoral Sul e parte do Planalto Sul
De acordo com relatórios da Defesa Civil (SC) e da Epagri, a semana entre os dias 6 e 10 de março tem previsão de tempo abafado, com calor e pancadas de chuva pontuais em algumas regiões do estado. Risco elevado de ocorrências consequentes das chuvas é apontado para esta segunda-feira (6); nos demais dias, o risco diminui e é considerado moderado.
Confira:
Segunda (6): o tempo é de chuva persistente e volumosa no Planalto Sul e no Litoral Sul, com risco alto para deslizamentos, alagamentos e enxurradas. Em regiões do Meio Oeste ao Litoral Norte varia de moderado a alto para chuva intensa. Nas demais regiões, o tempo é de muitas nuvens com pancadas de chuva entre a tarde e noite. Máximas de 32°C no Extremo Oeste, 30°C na Grande Florianópolis, no Norte, Oeste e no Meio Oeste. Máxima de 25°C nas demais áreas.
Terça (7): o ciclone perde força, mas o calor e a umidade ainda proporcionam pancadas de chuvas e até temporais isolados entre o Meio Oeste e o Litoral. A sensação é de abafamento. Pela manhã a temperatura fica entre 16 e 23°C no litoral, 12°C no Vale do Itajaí, nas áreas altas dos Planaltos e do Meio Oeste e de 14 a 18°C nas demais regiões. À tarde, as máximas ficam em 35°C no Extremo Oeste, 25°C no Planalto Sul e variam de 26 a 34°C nas demais áreas.
Quarta (8): céu parcialmente coberto por nuvens em SC com possibilidades de pancadas de chuva isoladas com trovoadas em todas as regiões.
Quinta (9): sol com pancadas de chuva com trovoadas à tarde e noite, principalmente do Meio Oeste ao litoral. As temperaturas máximas variam de 28 a 33°C no litoral e no Vale do Itajaí, 35°C no Extremo Oeste e oscilam de 27 a 30°C nas demais regiões.
Sexta (10): sol com pancadas de chuva com trovoadas à tarde e noite, principalmente do Meio Oeste ao litoral. As temperaturas máximas variam de 28 a 33°C no litoral e no Vale do Itajaí, 35°C no Extremo Oeste e oscilam de 27 a 30°C nas demais regiões.
Fonte: Defesa Civil (SC) e Epagri
Foto: Freepik / Reprodução