Imagem: The Weather Channel/Reprodução
Instabilidades devem aumentar durante o fim de semana, afirma Defesa Civil
A semana segue sob tempo típico de verão em Santa Catarina. A região do Grande Oeste é a que mais sente as altas temperaturas, com os termômetros podendo chegar a 35°C nos próximos dias. Segundo o monitoramento meteorológico da Defesa Civil, além do calorão, a umidade do ar e a baixa pressão atmosférica devem provocar temporais isolados nessas áreas nesta quarta-feira (15).
As áreas mais propensas a essas condições são as mais próximas da divisa com o Rio Grande do Sul, Argentina e Paraná, onde há risco baixo a moderado para ocorrências associadas a alagamentos pontuais, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores.
De acordo com a observação meteorológica emitida pela Defesa Civil, ao longo da noite, com a diminuição do aquecimento diurno, a tendência é que os temporais entrem em dissipação, cessando também o risco associado as essas instabilidades.
Confira a previsão por região
Quarta-feira
Nesta quarta, o tempo segue marcado por calor e instabilidade no estado. À tarde as máximas ficam em torno de 30°C na maioria das áreas.
No Litoral, a circulação marítima mantém a variação da nebulosidade e chuvas ocasionais, principalmente nos extremos do dia. Já no interior de Santa Catarina, o calor combinado à instabilidade favorece pancadas de chuva e temporais isolados, principalmente no Grande Oeste. O risco é baixo a moderado para ocorrências meteorológicas.
Quinta-feira
Na quinta-feira (16), o sol predomina e as temperaturas sobem rapidamente entre o Grande Oeste, Planaltos e Sul do estado, com máximas de 30 a 34°C. Nestas áreas, o calor somado à instabilidade traz condições para temporais isolados entre a tarde e a noite, acompanhados de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
Já entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte, as máximas ficam em torno de 28°C por conta da circulação marítima, que aumenta a nebulosidade e favorece o retorno da chuva na região. A agitação marítima aumenta um pouco no Litoral Sul, com ondas entre 1,5 e 2m. O risco é baixo a moderado para ocorrências meteorológicas.
Sexta-feira
A sexta-feira (17) inicia um pouco mais abafada no estado e o calor se intensifica rapidamente no decorrer do dia. As máximas ficam entre 32 e 35°C em diversas áreas do Grande Oeste, Litoral Sul, Vale do Itajaí e Litoral Norte.
Entre a tarde e a noite, uma área de baixa pressão se intensifica e, juntamente com o calor, traz condições para novos temporais acompanhados de chuva pontualmente intensa, raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. O risco é moderado a pontualmente alto para ocorrências associadas.
Fim de semana
No sábado (18) a condição de calor e temporais entre a tarde e a noite se mantém no estado. Já no domingo (19), o avanço de uma frente fria reforça a instabilidade em todas as regiões, sobretudo no litoral catarinense, onde há condições para temporais com chuva intensa.
Municípios de Santa Catarina podem enfrentar seca em 2025
Meteorologistas acompanham situação de ‘estiagem leve’ no estado desde dezembro
Alguns municípios de Santa Catarina podem enfrentar níveis moderados de estiagem em 2025. Isso porque o fenômeno La Niña já começa a dar sinais, apesar de em fraca intensidade. Essa projeção foi apresentada em uma nota conjunta emitida por meteorologistas da Epagri/Ciram e da Defesa Civil.