23 de novembro de 2024
TVBV ONLINE
Ocorrência

Temporais à vista: Defesa Civil emite novo alerta relacionado a chuvas volumosas

Previsão eleva a atenção para inundações de rios e enxurradas em diferentes regiões do estado

Apesar das raras aparições do sol por Santa Catarina na última semana, tanto ele quanto o calor voltaram com tudo nesta terça-feira (21). Entretanto, as condições devem mudar drasticamente a partir desta quarta-feira (22) em todo o estado. A Defesa Civil emitiu um alerta meteorológico para temporais com chuva intensa e volumosa até pelo menos esta sexta (24).

O órgão alerta para ocorrências associadas aos temporais, como destelhamentos, danos à rede elétrica, queda de galhos e árvores, e às chuvas volumosas, como alagamentos, deslizamentos e enxurradas. O risco é alto em todas as regiões do estado, exceto o Litoral Sul, que tem risco moderado.

 

A partir da quarta (22), a formação de uma frente fria e o fluxo de calor e umidade do norte do país favorecem novas instabilidades. São esperados temporais com chuva intensa, vendaval e queda de granizo em toda Santa Catarina, principalmente no período entre a tarde e a noite. Na quinta-feira (23), a formação de uma baixa pressão atmosférica próxima à costa reforça as chuvas na metade leste do estado, trazendo volumes expressivos em curto período de tempo, principalmente a partir da tarde.

Os maiores acumulados estão previstos para a metade leste de Santa Catarina, com volumes entre 70 e 120 mm no período, podendo se aproximar de 150 mm entre o Planalto Sul e o Alto Vale do Itajaí. As chuvas mais intensas e volumosas devem ocorrer entre a tarde e noite da quinta-feira (23). Já no Grande Oeste, os volumes devem variar entre 60 e 100 mm, podendo ser ultrapassados. No Litoral Sul, os acumulados esperados variam entre 30 e 50 mm.

Na sexta-feira (24), ainda há chance de chuvas pelo estado, principalmente no início do dia. Os acumulados devem ser menos expressivos em comparação ao dia anterior, variando entre 20 e 40 mm nas áreas de divisa com o Paraná e entre 10 e 30 mm nas demais regiões.

Os meteorologistas destacam que, devido à natureza das chuvas esperadas para esta semana, a previsão do tempo pode variar consideravelmente de acordo com as atualizações dos modelos meteorológicos.

 

Atenção para o nível dos rios

Não foram registradas chuvas no estado neste início de semana, o que fez com que os níveis dos rios na maior parte das bacias catarinenses baixassem, porém ainda em níveis de atenção, acima da normalidade. Nesta terça-feira, alguns pontos seguem em situação de emergência para inundação, devido ao nível elevado dos rios, como nos rios Itajaí do Oeste e Itajaí-Açu, nos municípios de Rio do Oeste, Laurentino e Rio do Sul, porém seguem em recessão. Já na bacia hidrográfica do rio Canoas, na região do Planalto Sul, o rio apresenta estabilidade, mas ainda em nível de emergência.

Com a previsão de chuva intensa e volumosa entre a quarta e quinta-feira, a Defesa Civil afirma que é crucial estar alerta para o risco de inundações em diferentes regiões do estado. As áreas do Vale do Itajaí e Planalto Sul enfrentam um risco significativamente alto para essas ocorrências em razão dos níveis dos rios já elevados e do solo saturado.

Nas bacias das regiões do Grande Oeste, Planalto Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, a previsão de altos volumes de chuva em um curto espaço de tempo torna o risco de alagamentos e enxurradas muito altos. Nas demais regiões, é possível que os rios apresentem elevação, porém, mantendo a condição de normalidade.

A saturação do solo devido às chuvas ocorridas eleva consideravelmente o risco de enxurradas com a previsão de novos temporais. É fundamental acompanhar de perto os alertas e recomendações das Defesas Civis municipais para tomar medidas preventivas e de segurança.

 

Foto: Roberto Zacarias