7 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Temporais e chuva volumosa voltam a Santa Catarina nesta semana; veja previsão

Calor deve dar uma trégua no início da semana, mas clima segue chuvoso e abafado

Após um fim de semana de sol e muito calor em todo o estado, Santa Catarina começa a semana com novos temporais e chuva volumosa em algumas regiões. A segunda-feira (13) começou com sol entre nuvens na maior parte do estado, o que favorece a elevação das temperaturas, que devem superar os 30°C na maior parte do estado, e a sensação de abafamento na maioria das regiões. No decorrer da manhã, temporais já começam pelas áreas de divisa com o RS e devem se estendem para as demais regiões no decorrer da tarde. Associado aos temporais há condições para chuva intensa, raios, rajadas de vento e granizo.

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta de atenção metrológica para temporais isolados e chuva volumosa, com maior intensidade em áreas do Grande Oeste Planalto Sul e Litoral Sul do estado. As condições se estendem desde a tarde desta segunda até a noite de terça-feira. O risco é moderado para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e alagamentos pontuais. Entre a madrugada e a manhã de terça-feira (14), o fluxo de umidade se intensifica entre o Extremo Oeste e o Litoral Sul, provocando chuvas intensas e volumosas.

Os acumulados nas áreas em laranja do mapa variam entre 50 e 100 mm, podendo ocorrer em um curto período de tempo e com pontuais que podem superar estes valores. Nestas regiões, o risco é alto para ocorrências. Na tarde da terça-feira (14), ainda há condição para temporais isolados nas regiões de divisa com o Paraná, mantendo risco moderado para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e alagamentos pontuais.

 

 

Terça-feira (14)

Na terça-feira (14), o tempo estará instável em todas as regiões catarinenses e as temperaturas devem ser mais amenas na maior parte do estado. A chuva e os temporais começam na madrugada nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul e se estendem para o restante do estado no decorrer do dia, com o avanço da frente fria. Há condições para temporais com chuva intensa, vendaval e queda de granizo no estado, principalmente na divisa com o RS, onde são esperados os maiores volumes acumulados de chuva. O risco é moderado a alto para ocorrências como destelhamentos, alagamentos e enxurradas. O vento predomina do quadrante norte, com variação rápida para sul à tarde, com rajadas próximas a 60km/h. As temperaturas mínimas variam entre 17 e 22°C em todo estado, e as máximas ficam abaixo dos 25°C, com exceção do norte catarinense, onde se aproximam de 30°C.

 

Quarta-feira (15)

No feriado da quarta-feira (15), o tempo ainda permanece úmido no estado, com o sol aparecendo por alguns momentos em meio a nuvens e com condições para pancadas de chuva e temporais isolados, principalmente na madrugada e ao final do dia, devido ao calor e a formação de uma nova frente fria no RS. O risco é moderado para ocorrências relacionadas a alagamentos, destelhamentos e enxurradas pontuais. O vento de norte/noroeste, novamente ganha força à tarde com rajadas próximas a 60km/h. As temperaturas mínimas variam entre 15°C na Serra e 20°C nas demais regiões. À tarde as máximas voltam a oscilar em torno dos 30°C na maioria das regiões, com sensação de clima abafado.

 

Segunda metade da semana

Entre a quinta (16) e a sexta-feira (17), a frente fria avança para SC ao mesmo tempo que começa a se afastar para o mar, combinada a um sistema de baixa pressão no sul do Paraguai e ao fluxo de calor e umidade da região amazônica, o que mantém a presença de nuvens no estado, bem como a condição para chuva e temporais, que tendem a ser mais abrangentes na quinta-feira (16), sobretudo do centro ao sul do estado novamente.

 

Imagem: Divulgação/Unsplash