Chuva em Florianópolis. Imagem: Flávio Jr / Portal TVBV.
Áreas de instabilidade continuam atuando no estado, mas a situação de mudar
A chuva torrencial registrada na última quinta-feira (16) surpreendeu catarinenses, turistas e provocou inúmeros prejuízos. O litoral catarinense foi atingido por um fenômeno chamado de “chuva orográfica”. Nesta sexta-feira (17) o tempo vai continuar instável principalmente na área litorânea leste.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
O dia amanheceu com chuva e ela vai permanecer persistente ,e até intensa, entre a Grande Florianópolis e o Litoral Norte. Com a chegada da noite o sistema perde força. O risco é alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas e deslizamentos. Já no Oeste, planaltos e Litoral Sul a possibilidade de temporais isolados aumenta entre a tarde e a noite.
O sábado (18) a situação inverte com chuva diminuindo e possibilitando um dia típico de verão. A partir da tarde o calor e a instabilidade trazem condições para temporais em todas as regiões, principalmente na região central do estado. As tempestades podem apresentar raios, chuva pontualmente intensa, vento forte e até queda de granizo. Esse quadro pode resultar em alagamentos, destelhamentos e danos na rede elétrica. As máximas ficam acima dos 30°C em praticamente todo território catarinense. No Oeste e Vale do Itajaí os termômetros podem marcar de 35° a 38°C.
O calor permanece no domingo (19) e deve provocar, junto com a aproximação de uma frente fria, novos temporais entre a tarde e a noite. Antes das tempestades as temperaturas serão de 30° a 35°C na maior parte do estado e podendo chegar aos 37°C em regiões do Oeste.
Chuvas extremas em SC: Governador pede que população fique vigilante
Acumulados de precipitação se aproximam do esperado para o mês de janeiro, afirma Defesa Civil
A chuva que atinge o litoral catarinense desde a manhã desta quinta-feira (16) já atinge acumulados que se aproximam do esperado para todo o mês de janeiro. Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina (SDC), cidades como Tijucas registraram 280mm, Camboriú 176mm, e…