Foto: Eduardo Valente/Secom
Evento em Fraiburgo contou com a presença do governador Jorginho Mello
O município de Fraiburgo, no Meio-Oeste de Santa Catarina, realizou nesta quinta-feira (31) o evento da Abertura da Colheita da Maçã da safra 2024/2025. A cidade, conhecida como “Terra da Maçã”, espera uma produção 10% maior em relação ao ciclo anterior.
A solenidade, realizada no Hotel Renar, contou com a participação do governador Jorginho Mello, que assinou a autorização de descentralização de mais de R$ 1 milhão para fortalecer a produção de maçãs em Santa Catarina.
Segundo a Prefeitura de Fraiburgo, esse recurso será aplicado no Desenvolvimento de Sistemas de Proteção e Indução de Resistência a Podridões Pós-Colheita, garantindo mais qualidade, menos desperdício e maior rentabilidade para os produtores. Com técnicas mais eficientes de proteção e armazenamento, os produtores terão maior segurança e menor desperdício, garantindo um produto de alta qualidade ao consumidor.
“Eu vim aqui prestigiar os produtores de Fraiburgo pelo trabalho e pela qualidade da safra. A maçã tá bonita, viçosa, corada, e isso tudo ajuda a trazer mais renda, a vender mais. A gente também tá reforçando a parceria do Estado com um convênio para a compra de um equipamento que, junto com os estudos e o trabalho técnico da Epagri, vai ajudar a proteger o produto, a dar vida mais longa e evitar que a maçã apodreça, trazendo prejuízo pra quem produz”, disse o governador Jorginho Mello.
O evento reforça a importância econômica da produção de maçãs para Fraiburgo. “A colheita da maçã cria empregos diretos e indiretos, contribuindo para a geração de renda e o desenvolvimento socioeconômico da região. Além disso, a cultura da maçã abre portas para o turismo, atraindo visitantes interessados em conhecer as plantações e colher o fruto no pé, o que por sua vez impulsiona o comércio local e diversifica as oportunidades econômicas no município”, destaca o prefeito Wilson Ribeiro Cardoso Jr.
Para Francisco Schio, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Maçã (ABPM), o evento simboliza uma etapa importante para os produtores. “Estamos iniciando mais um ciclo de colheita com grande expectativa. A qualidade da maçã está excelente, e a previsão é de que o aumento da produção traga ótimos resultados. O setor contribui significativamente para a economia local e nacional, com impacto direto em empregos rurais, transporte, embalagem, sendo uma importante fonte de renda para muitas regiões do nosso país”, destaca Schio.
De acordo com a ABPM, o Brasil possui mais de 33 mil hectares de pomares, com um potencial produtivo superior a 1,35 milhão de toneladas anuais e gerando mais de 120 mil empregos diretos e indiretos. Atualmente, a grande maioria das maçãs consumidas no Brasil são produzidas nacionalmente, tornando a fruta a terceira mais consumida no país.
Região de Santa Catarina deve enfrentar onda de calor na próxima semana
Temperaturas máximas devem se aproximar dos 40°C, aponta Inmet
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para uma onda de calor que deve atingir áreas do Oeste de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul a partir da próxima semana, iniciando neste domingo (2) e se estendendo até quarta-feira (5).