20 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Ocorrência

Terremoto na Turquia deixa milhares de mortos; confira

Um terremoto de magnitude 7,8 com epicentro na Turquia, que também atingiu a Síria, causou mais de 1.900 mortes na manhã desta segunda-feira (6). Ao menos 2.834 prédios ficaram destruídos e as buscas por vítimas soterradas continuam.

O terremoto aconteceu às 4h17 no horário local (22h17, de domingo (5), no horário de Brasília), e imagens publicadas nas redes sociais logo mostraram os primeiros efeitos de fortes tremores, com o desabamento de algumas construções. A transmissão da rede de TV estatal TRT mostrou moradores saindo às ruas sob neve para avaliar os estragos em alguns locais.

O segundo tremor foi confirmado por autoridades turcas, mas o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) fala em magnitude de 7,5, às 13h24 no horário local (7h24 no horário de Brasília). Mais de 1.800 pessoas morreram na Turquia e na Síria, e milhares ficaram feridas. As equipes de resgate estão correndo para retirar os sobreviventes dos escombros.

Na Síria, um total de pelo menos 592 pessoas morreram, incluindo 371 principalmente nas regiões de Aleppo, Hama, Latakia e Tartus, segundo a agência de notícias estatal síria SANA, que também relatou 1.089 feridos. A Embaixada do Brasil na Turquia confirma que há brasileiros entre os desabrigados.

 

Em entrevista à BandNews FM, o ministro-conselheiro da Embaixada do Brasil em Ancara, capital da Turquia, disse que não há indícios de vítimas brasileiras.

Confira imagens:

Foto: