No Dia Nacional da Biblioteca, conheça mais sobre as instalações que possuem 40 mil livros e periódicos
Nesta terça-feira (9), o Dia Nacional da Biblioteca, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) celebra o destaque por abrigar um dos mais vastos e atualizados acervos de obras jurídicas da região sul do Brasil. Com um total de 40 mil livros e periódicos disponíveis para consulta, a instituição reforça o compromisso com o acesso à informação e ao conhecimento.
Desde a fundação em 1891, a Biblioteca do Judiciário tem sido um ponto de referência para estudantes, pesquisadores e profissionais do direito. Mesmo em meio às reformas das dependências, iniciadas em dezembro de 2023 e previstas para serem concluídas no segundo semestre deste ano, a biblioteca continua operando, temporariamente transferida para a sala 23, no térreo da Torre II.
Nomeada em homenagem ao Desembargador Marcílio Medeiros desde 1985, a biblioteca possui um acervo que inclui uma rica coleção de três mil obras raras datadas do século 19 e início do século 20, incluindo preciosidades como a legislação portuguesa de 1825 e exemplares em francês de obras de Jeremy Bentham e Étienne Dumont.
No segundo semestre de 2024, a Biblioteca e o Museu terão uma proximidade física. Essa integração promete aumentar a visibilidade dos serviços oferecidos e fortalecer ainda mais a preservação da memória institucional.
Foto: Divulgação/TJSC