16 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Paulo Chagas

Topázio Neto segue absoluto na corrida eleitoral da Capital

Candidato à reeleição Topázio Neto administra boa vantagem sobre o segundo colocado / Foto: Facebook 

Não são apenas os índices de recente pesquisa que colocam o atual prefeito Topázio Neto (PSD) com favoritismo absoluto na corrida eleitoral em Florianópolis, mas sim, pelo que ele demonstrou à frente do cargo em pouco tempo de gestão. Teve capacidade administrativa, e isso, tem de ser levando em conta. O eleitor percebe. Portanto, ao aparecer com alto índice de vantagem, dificilmente irá perder a margem, que poderá ou não oscilar para cima ou para baixo. Portanto, não será surpresa se as coisas enveredarem para uma definição já no primeiro turno. Dário Berger (PSDB), que surgiu como alternativa forte de oposição, por hora parece não oferecer perigo a Topazio, mesmo tendo o apoio do ex-prefeito Gean Loureio. Enfim, são índices que poderão se alterar em benefício de um ou outro, como podem também significar completa desvantagem.

Em Criciúma pesquisa aponta liderança de Guidi, mas Vaguinho cresce

Campanha em Criciúma aponta polarização entre Guidi e Vaguinho. O candidato liberal cai um pouco, mas se mantém na liderança / Foto: Marieli Salvador

A pesquisa exerce um fator psicológico relevante em tempos de campanha. Mexe com a opinião pública e dá um retrato real de como anda a condição de cada candidato. Em Criciúma não é diferente. Os índices divulgados pela Rádio Som Maior, apurados pelo IPC Pesquisas demonstram isso. E, o retrato dos números demonstra completa polarização entre Ricardo Guidi (PL) e Vaguinho Espíndola (PD). Guidi se mantém na liderança (39,6%), embora com queda em relação à pesquisa anterior. Já o candidato da situação, Vaguinho Espíndola, teve notório crescimento subindo de 28,1% para 32,8% nas intenções de voto. Cada qual comemora os apontamentos a seu jeito. Guidi valoriza a vantagem e agradece a confiança da maior parte dos criciumenses, ressaltando que está no caminho certo e reforça o engajamento na coligação Criciúma de Todos com a população. Por sua vez, Vaguinho fala em disparada na pesquisa. Não é para tanto. Porém, houve sim crescimento, o que animou o candidato. Para ele, o povo aprova a atual administração e quer a continuidade do trabalho do atual governo. Seja como for, o embate entre os dois promete. Falta pouco mais de um mês para o pleito e os próximos dias serão decisivos para ambos. Os demais concorrentes, pouco apareceram nos índices da pesquisa.

Operação Caronte prende prefeito preventivamente

A deflagração da segunda fase da Operação Caronte deflagrada na manhã desta terça-feira (3), deverá causar grande impacto na opinião do eleitorado de Criciúma. A Operação investiga irregularidades na prestação de serviços funerários em Criciúma, no Sul do Estado. Pelo menos 10 pessoas foram presas, e entre elas o prefeito Clésio Salvaro. As ordens judiciais expedidas pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina foram cumpridas também em cidades como Florianópolis, Jaraguá do Sul, São José, além de Criciúma. A operação é em apoio à Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos do MPSC e faz parte da segunda fase da “Caronte”. Após a deflagração da Operação Caronte, no dia 5 de agosto, as investigações foram concluídas pelo MPSC, com análise das provas e coleta de 38 depoimentos pelos integrantes dos Grupos GEAC e GAECO. Os envolvidos foram, então, denunciados, no dia 20 de agosto, pelos crimes de organização criminosa, fraudes licitatórias e contratuais, corrupções, crimes contra a ordem econômica e economia popular envolvendo a concessão de serviço funerário na cidade de Criciúma.

Salvaro de pronuncia e dirige mensagem ao Governador