Completando dois anos de atuação do Trato por Laguna, o programa já realizou 10.157 inspeções em residências, edifícios residenciais e comerciais de grande porte, hotéis, escolas, restaurantes, casas.
Esse levantamento inclui retornos para verificação das correções por parte dos moradores, o que permitiu a emissão de mais de 2.932 certificados de regularidade. O balanço atualizado do programa, liderado pela Casan, aponta 55% dos imóveis inspecionados com algum tipo de irregularidade nas ligações de esgoto – taxa menor que a registrada nos primeiros meses de atuação, entre 85% e 90%.
As principais irregularidades encontradas são: esgoto conectado à rede pluvial, ausência ou subdimensionamento de caixa de gordura, caixa de gordura sem sifão, água pluvial conectada à rede de esgoto, fossa conectada na rede ou imóveis não conectados.
Testes com insuflador de fumaça têm sido realizados para localizar eventuais ligações pluviais irregularmente conectadas à rede de esgoto ou detectar ligações de esgoto conectadas de forma indevida nas galerias pluviais. “É muito importante atingirmos todos os imóveis dos bairros atendidos pela rede de coleta para melhorar efetivamente o saneamento básico de Laguna” explica o Chefe da Agência da Casan em Laguna, Diego Rodrigues.
Foto: Casan/Reprodução