23 de novembro de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Trégua na chuva dá lugar ao frio intenso em Santa Catarina; confira previsão

O frio intenso tem mantido o estado em alerta. Termômetros marcaram temperaturas muito baixas no amanhecer

Na manhã de terça-feira (18), Santa Catarina apresentou temperaturas baixas, em todo o estado, devido a atuação de uma massa de ar frio. Florianópolis ficou em alerta para o frio intenso.

De acordo com a Defesa Civil, no Centro Norte do estado, a presença de nebulosidade deixa a sensação térmica ainda mais baixa. No momento, as temperaturas variam entre 09°C e 13°C no Grande Oeste, Planalto Norte e litoral e entre 3°C e 9°C no Planalto Sul, Grande Florianópolis e Alto Vale do Itajaí.

Os ventos sopram de direções variadas pelo estado, com intensidade fraca. Nas próximas horas a sensação de frio deve continuar nas áreas onde o tempo se encontra encoberto e há possibilidade de chuvas fracas e isoladas no norte catarinense. Ainda segundo a Defesa Civil, não há risco para ocorrências.

 

Ondas com direção sul e altura de 1,5 a 2,0 m em todo Litoral catarinense. No Litoral Sul e na Grande Florianópolis, os picos das alturas das ondas podem chegar aos 2,5 m.

Ao longo da quarta-feira (19) a circulação marítima começa a perder força, mas mantém a grande presença das nuvens na metade leste de SC, com chance de chuva isolada, principalmente no Litoral. O risco é baixo para ocorrências relacionadas às chuvas (como alagamentos e deslizamentos pontuais). Nas demais áreas com sol a algumas nuvens.

Na quinta-feira (20), a circulação marítima, mesmo que enfraquecida, ainda favorece a presença de nuvens com chance de chuvisco e/ou chuva fraca e bem isolada no Litoral. Nas demais regiões, dia com predomínio de sol e algumas nuvens. As temperaturas sobem, mas voltam a cair no fim do dia.

Trégua da chuva

Na região Sul do Brasil, os volumes de chuva não devem ser altos na maior parte da região que ainda enfrenta cheias de rios pelos acumulados excessivos de precipitação da última semana, quando do ciclone extratropical.

A passagem de frente fria e o fluxo posterior de umidade oceânica traz mais chuva para o Leste do Paraná até quinta-feira. Na sequência, com o ingresso de ar mais quente e a instalação de um bloqueio atmosférico, a chuva será escassa por muitos dias no Sul do país, com domínio de altas temperaturas e a instabilidade.

Com informações do MetSul*

Foto: Defesa Civil de Santa Catarina/Reprodução