Foto: CBMSC/Divulgação
Corpo de Bombeiros divulga balanço de ocorrências do feriadão da Proclamação da República
Três pessoas morreram afogadas durante o primeiro feriado prolongado da pré-temporada da Operação Estação Verão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), no período de 12 a 18 de novembro, que incluiu o feriado prolongado do dia 15. Foram realizados 81 salvamentos de vítimas de afogamento.
Apesar do grande movimento nas praias, rios e lagos, nenhum dos óbitos ocorreu em áreas guarnecidas por guarda-vidas. Duas pessoas morreram em áreas descobertas de água salgada e uma em área descoberta de água doce. Quatro outras mortes estão sob investigação.
As vítimas eram dois homens, que se afogaram nos municípios de Penha e Itapoá, no Litoral Norte, e uma mulher, que morreu em uma cachoeira em Siderópolis, no Sul do estado. As vítimas tinham idade média de 19 anos.
As ocorrências destacam um ponto de atenção: segundo o Corpo de Bombeiros, o consumo de álcool continua sendo um fator de risco relevante, especialmente no horário de maior incidência de afogamentos, entre 14h e 18h. Além disso, o CBMSC reforça a importância de consultar o aplicativo CBMSC Cidadão, que mostra as praias com postos guarda-vidas ativados e com mar próprio para banho.
Com as temperaturas elevadas na maior parte de Santa Catarina, as praias do litoral, bem como rios e lagos no interior, receberam um grande fluxo de moradores e turistas, incluindo um aumento significativo de visitantes internacionais neste ano.
O feriadão também marcou o reforço do efetivo no Litoral Sul, com a abertura de postos de guarda-vidas em cinco praias da região. O 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4ºBBM) iniciou a abertura dos principais postos na sexta-feira (15) nas cinco praias monitoradas pelo batalhão: Balneário Rincão, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Morro dos Conventos e Passo de Torres.
O subcomandante do 4º BBM, major Renan Fernandes, destacou a importância de os banhistas verificarem previamente quais praias estão com postos ativos. “O serviço ocorre de maneira ininterrupta, mas é importante ressaltar que nessa primeira etapa nem todos os postos estarão ativos. Assim, é importante que os banhistas procurem os locais guarnecidos pela corporação”, explica o major Fernandes.
A Operação Estação Verão, que segue até o fim da temporada, visa não apenas a segurança nas águas, mas também a resposta a outras emergências no litoral catarinense.
Adolescente que enviou ameaças de ataque a escola no Oeste é apreendido
Prefeitura chegou suspender as aulas na unidade de ensino; cidades vizinhas seguiram medidas de segurança
Um adolescente de 14 anos foi apreendido na manhã dessa quarta-feira (20), no município de Modelo, no Oeste de Santa Catarina, suspeito de ser o autor de e-mails onde ameaçava realizar um ataque na Escola de Educação Básica Dom Helder Câmara. A Prefeitura da cidade chegou anunciar o cancelamento das aulas na unidade por dois dias, no último dia 13 de novembro.