Imagem: Rede Sociais/Reprodução
Governo brasileiro ainda não se manifestou sobre
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que vai impor tarifas de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio, medida que afetará o Brasil. A decisão será oficializada nesta segunda-feira (10)
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o governo brasileiro vai esperar “decisões concretas” de Trump, antes de anunciar qualquer resposta a um eventual aumento de tarifas.
O presidente estadunidense também declarou que, entre terça-feira (11) e quarta-feira (12), anunciará tarifas recíprocas a países que, segundo ele, “tiram vantagem” dos EUA.
“Não vai afetar todos os países, porque há alguns com os quais temos tarifas similares; mas com aqueles que estão tirando vantagem dos EUA, teremos reciprocidade”, afirmou o republicano. Os Estados Unidos aplicarão tarifas equivalentes às que seus parceiros comerciais já impõem ao país.
A decisão de Trump ocorre após ameaças semelhantes a Canadá e México, que receberam um adiamento de 30 dias para a aplicação da tarifa de 25%. O governo americano também impôs uma tarifa de 10% sobre importações da China.
Enquanto isso, as tarifas retaliatórias da China contra produtos americanos entraram oficialmente em vigor neste domingo, 9 de fevereiro (10 de fevereiro pelo horário de Pequim).
Onda de calor leva temperaturas às alturas e traz risco de temporais
Temperaturas podem se aproximar dos 40°C em algumas regiões
Uma onda de calor intenso coloca as temperaturas nas alturas em Santa Catarina, com início de atuação nesse domingo (9) e com duração pelo menos até a quarta-feira (12). Segundo o monitoramento meteorológico da Defesa Civil, há risco moderado para desidratação, insolação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias neste período.
As condições mais extremas devem se concentrar nas regiões Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste e Litoral Sul do estado, onde as temperaturas máximas podem variar de 34°C a 39°C. Nas demais regiões, as máximas à tarde oscilam entre 30°C e 33°C.