Por Agência Brasil | Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Fernanda Torres, que interpretou a personagem no filme, ganhou o prêmio Globo de Ouro de melhor atriz
Uma lápide colocada em uma capelinha azul no Cemitério do Araçá, na capital paulista, lembra dela com carinho: “Exemplo para a família e para a democracia brasileira”. É ali, ao lado de diversas capelinhas de famílias italianas, que está enterrada a advogada e um dos símbolos da luta contra a ditadura brasileira e pelos direitos humanos Maria Lucrécia Eunice Facciolla Paiva, mais conhecida como Eunice Paiva (1929-2018).
A história dela ficou ainda mais célebre após a atriz Fernanda Torres tê-la interpretado no filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles. Indicado aos prêmios de melhor filme, melhor filme estrangeiro e melhor atriz no Oscar deste ano, o longa é uma adaptação do livro de mesmo nome escrito por Marcelo Rubens Paiva. Neste livro, o autor narra a história real de sua família, centrada na luta da mãe logo após o desaparecimento do pai, o deputado Rubens Paiva, levado por policiais em 1971, durante a ditadura militar brasileira. O corpo de Rubens Paiva jamais foi encontrado.
O sucesso da produção gerou ainda mais curiosidade sobre a vida da advogada e sobre onde ela foi enterrada, principalmente após a atriz Fernanda Torres, vencedora do Globo de Ouro pela interpretação de Eunice no cinema, ter feito uma visita ao cemitério. “Há um ano, se encerravam as filmagens de Ainda Estou Aqui e fui sozinha agradecer a essa grande brasileira, pela honra de tê-la encarnado no cinema. Obrigada, Eunice”, escreveu a atriz em novembro do ano passado, postando uma foto ao lado da lápide em seu perfil no Instagram.
Confira mais no site da Agência Brasil.
“Agressividade” é a palavra-chave do Figueirense para o jogo diante do Barra
Tiago Carvalho destaca dificuldade de leitura do adversário, que terá apenas segundo jogo com novo treinador
Neste sábado (8), o Figueirense encara a equipe do Barra, em Balneário Camboriú. O jogo, programado para começar às 16h30, acontece na Arena Barra. Mais uma vez, pelo terceiro jogo seguido, Tiago Carvalho não poderá escalar sua dupla de zaga titular. Isso porque Felipe Santiago, desfalque no último jogo por lesão, segue no departamento médico. Dessa forma, Matheus Alves e Ligger devem atuar juntos novamente.