O código de boas práticas europeu foi estabelecido em 2018 e vai virar lei
O Twitter pode deixar a Europa. Isso pode acontecer após a decisão de Elon Musk de retirar a plataforma de um Código de Práticas contra Desinformação da União Europeia.
Thierry Breton, líder da comissão de mercado interno da União Europeia, oficializou em 26 de maio a saída do Twitter do Código.
A nova lei europeia de serviços digitais entra em vigor em agosto, impondo regras mais severas. Segundo informações da Comissão Europeia, a rede social Twitter se retirou de um acordo voluntário para combater a desinformação online. “Twitter abandona o Código de Prática voluntário da União Europeia contra desinformação. Mas as obrigações permanecem”, escreveu na plataforma Breton.
O código de boas práticas europeu foi estabelecido em 2018 e atualizado em junho de 2022 com o propósito de combater a disseminação de notícias falsas, bots e fakes na internet.
Algumas das principais empresas de tecnologia que atualmente aplicam o código são Meta, Google, TikTok, Microsoft e Twitch. O Twitter não se manifestou sobre o caso.
Com informações da Band*