14 de abril de 2025
TVBV ONLINE
Esportes

UFSC sedia competições paralímpicas de atletismo, natação e bocha

Universidade estima receber mais de 600 atletas

No próximo fim de semana, entre os dias 12 e 13 de abril, a Universidade Federal de Santa Catarina irá receber o Meeting Paralímpico, evento organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Ao todo, mais de 600 atletas de três modalidades, como Natação, Atletismo e Bocha, competirão no Centro de Desportos da UFSC. Serão realizadas provas de alto rendimento e Seletivas Estaduais das Paralimpíadas Escolares, das Paralimpíadas Universitárias e para os Intercentros (disputa entre alunos dos Centros de Referência do CPB, com idade de 7 a 10 anos).

A modalidade com mais representantes será o atletismo, com 454 inscritos. Depois vem a natação, com 115, e a bocha, com 27. O Meeting Paralímpico funciona como uma espécie de difusor do esporte em todo território nacional, com a participação de novos talentos e atletas de elite.

O evento é realizado desde 2021, como uma atualização dos tradicionais Circuitos Loterias Caixa, que aconteciam desde 2005. O mesmo evento também será realizado simultaneamente em Porto Velho (Rondônia). No último fim de semana, Porto Alegre (Rio Grande do Sul) e Rio Branco (Acre) receberam os atletas do paradesporto.

Os eventos do Meeting Paralímpico continuarão ocorrendo em todos os Estados e o Distrito Federal até agosto deste ano.

Foto: Ascom/UFSC

UFSC referência

Em 2024, a UFSC estabeleceu uma parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro e desde então oferece práticas de atletismo, natação e goalball para alunos e outros interessados. São ofertadas aulas de nível iniciante, para aqueles que começaram a praticar há pouco tempo, e treinos de alto nível para preparar atletas de alto rendimento, visando a preparação para competições.

A parceria acontece em outros Estados brasileiros e faz parte do Plano Estratégico do CPB, que tem como objetivo aproveitar espaços esportivos em estados de todas as regiões do país para oferecer modalidades paralímpicas

           

             

Árbitro alega ameaças e agressão; clube de Santa Catarina nega acusações

Diante das circunstâncias, um boletim de ocorrência foi registrado, mas o caso não será investigado

Mais uma polêmica envolvendo a arbitragem catarinense veio à tona nesta segunda-feira (7), após o Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de Santa Catarina (SINAFESC) denunciar o caso por meio das redes sociais. Segundo a organização, o caso ocorreu no último sábado (5), durante o jogo treino entre Figueirense e Barra FC, no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis.

Continue lendo