18 de dezembro de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Última semana da primavera será marcada por calor e temporais isolados em SC

Imagem: The Weather Channel/Reprodução

Litoral Sul tem risco moderado para ocorrências nesta segunda-feira (16)

A última semana da primavera já apresenta características típicas do clima de verão, sendo marcada pela presença de muito sol e variação de nuvens, altas temperaturas, assim como temporais isolados e as chamadas “chuvas de verão” aos finais dos dias.

A segunda-feira (16) já começa com risco de temporais, especialmente no Litoral Sul e em áreas do Planalto Sul e da Grande Florianópolis. A presença de instabilidades no oceano, juntamente com a disponibilidade de calor e umidade, deixa o tempo com condições favoráveis para novos temporais isolados, acompanhados por raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.

 

Segundo o monitoramento meteorológico da Defesa Civil, essas condições irão persistir até a noite desta segunda-feira, com ventos médios de 20 à 30 km/h, predominantes de sul/sudoeste, e rajadas entre 50 e 65 km/h.

No sul do estado o risco é moderado para alagamentos, queda de galhos e árvores e destelhamentos. Já na metade leste do Meio-Oeste, Planalto Sul Grande Florianópolis, Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí, o risco é baixo.

Imagem: Defesa Civil/Reprodução

Confira a previsão por região

Segunda-feira

Nesta segunda-feira o tempo tem presença de nebulosidade e condições para chuvas isoladas e passageiras entre os planaltos e o litoral. Isso ocorre devido ao deslocamento de umidade, provocado pela atuação de um ciclone no mar. Estas condições não trazem riscos para ocorrências associada.

O sol aparece entre nuvens, ainda permitindo uma maior elevação das temperaturas no estado. Os ventos sopram com intensidade fraca a moderada de quadrante sudoeste/sul, com os maiores valores observados nas regiões costeiras. Com a mudança para os ventos de quadrante sul, as temperaturas ficam amenas em relação ao dia anterior.

Terça-feira

Na terça-feira (17), uma massa de ar mais seco passa a atuar em Santa Catarina, deixando o tempo firme e com sol em grande parte do estado. No amanhecer, há possibilidade de formação de nevoeiros, que se dissipam rapidamente nas primeiras horas da manhã. Entre os Planaltos e regiões litorâneas devem observar ventos de sudeste, que traz umidade do oceano e, consequentemente, nebulosidade e chuvas rápidas nas áreas de encostas, especialmente nos extremos do dia. Não há riscos para ocorrências associadas às condições de tempo.

Quarta-feira

Na quarta-feira (18), as regiões litorâneas, em especial da Grande Florianópolis ao norte do estado, devem ser marcadas por nebulosidade e possibilidade de chuvas rápidas nos extremos do dia, devido à intensificação dos ventos de leste. No litoral sul, a nebulosidade também é presente, mas com pouca chance de chuva. Nestas áreas, não há riscos para ocorrências associadas às condições de tempo.

Por outro lado, no Grande Oeste predomina o tempo quente e ensolarado. As altas temperaturas, combinadas à pouca umidade disponível, trazem uma pequena chance para ocorrência de temporais, de forma isolada e passageira. O risco é baixo nestas áreas para ocorrências associadas a temporais, apesar do predomínio de sol.

Quinta e sexta

Na quinta-feira (19), a intensificação de uma baixa pressão pode trazer tempestades no final do dia no Grande Oeste, Planaltos e Litoral Sul, enquanto as demais regiões se mantém com variação de nuvens.

Na sexta-feira (20), as tempestades avançam para as demais áreas do estado desde a madrugada, trazendo riscos para ocorrências associadas as tempestades para todas as regiões catarinenses.

           

             

Vídeo: Bebê morre após embarcação virar em São Francisco do Sul

Vítima ficou submersa cerca de uma hora e chegou a ser socorrida, mas não resistiu

O acidente ocorreu durante juma forte tempestade na Praia do Capri, em São Francisco do Sul, no último domingo (15). O bebê de apenas oito meses estava em uma embarcação com outras quinze pessoas quando o barco inflável virou com a força do vento. A criança desapareceu no mar.

Continue lendo