Barricadas impedem a entrada de veículos no Campus da UFSC. Imagem: Flávio JR / Portal TVBV Online
O ato tem o objetivo de demonstrar a revolta e descontentamento com as propostas do Governo Federal
Todas as principais entradas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) amanheceram bloqueadas com piquetes e faixas. Todos os veículos estão sendo impedidos de entrar no Campus, já as pessoas têm livre acesso. Segundo o Comando de Greve dos Técnicos, os acessos à UFSC foram fechados em um ato para demonstrar a revolta e descontentamento com as propostas do Governo Federal em relação a pauta de negociação da greve.
O movimento na UFSC é organizado pelo Sindicato de Trabalhadores em Educação das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina (SINTUFSC), Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc-Sindical) e pelo Diretório Central dos Estudantes Luís Travassos (DCE).
“Nós temos uma defasagem salarial acumulada em quase 70% dos técnicos administrativos. Nossa carreira está congelada desde 2005 e as propostas que o Governo apresentou da mesa de negociação até agora estão muito aquém daquilo que a gente reivindica”, explicou Renato Milis, que integra o comando local de greve.
Segundo ele, O Governo apresentou uma proposta de 0% de reajuste para esse ano, 9% para o próximo ano e 3,5% para 2025. O técnico afirma que esses percentuais não são suficientes para compensar as perdas salarias que a categoria teve.
Atos, como o que está ocorrendo na UFSC, também foram realizados em outras universidades. “Estamos há mais de 65 dias em greve. Não queremos estar em greve, queremos voltar a trabalhar, mas queremos dignidade para poder voltar a trabalhar”, destacou Milis.
Os grevistas ainda denunciam que a situação da infraestrutura da universidade esta precarizada em função dos cortes orçamentários. Entre as pautas está a revisão orçamentária das universidades federias. “O orçamento das universidades caiu quase 50% desde 2015, portando é um corte muito significativo”, disse.
De acordo com o comando local de greve, na UFSC 1500 profissionais e estudantes aderiram ao movimento. A greve alcança 580 institutos federais em todo Brasil e em 50 universidades professores estão paralisados.
Já o Restaurante Universitário (RU), do bairro Trindade, comunicou que funcionará de maneira integral nesta quinta, com almoço das 11h às 13h30 e jantar das 17h às 19h.
O Portal TVBV Online entrou em contato com a Reitoria da UFSC e foi informado pela assessoria que, até o fechamento dessa reportagem, não existia posicionamento oficial sobre os eventos desta quinta-feira.