Uma pesquisa feita pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), indica que apenas 2% dos passageiros de ônibus intermunicipais e internacionais utilizam o cinto de segurança, ou seja, seis em cada 10 passageiros não utiliza o cinto de segurança em viagens de ônibus.
Em caso de acidente, o equipamento diminui a possibilidade de morte em 75%. Para aumentar o uso do equipamento, a ANTT faz a fiscalização nos veículos, verifica a disponibilidade dos cintos e orienta as empresas.
E neste combo, a CCR ViaCosteira, juntamente com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), realizou uma campanha de conscientização dos passageiros mostrando a importância da utilização do equipamento.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro e com a resolução 643 da ANTT é obrigatório o uso do cinto de segurança, tanto para condutores, quanto para passageiros, em todas as vias do território nacional. Não usar o equipamento durante toda a viagem é infração grave e a multa para o motorista e a empresa variam entre R$ 1.000,00 e R$ 3.000,00 reais.
Confira a matéria do SC Acontece:
Foto: Pixabey/Reprodução