20 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Ocorrência

Vazamento de gás de cozinha causa incêndio em Florianópolis; saiba como evitar

Fogo destruiu casa e deixou uma vítima com queimaduras graves

Uma explosão decorrente de um vazamento de gás de cozinha resultou em um incêndio em uma residência no bairro Capoeiras, área continental de Florianópolis. O acidente ocorreu no final da tarde desta quarta-feira (9), e foi atendido pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).

Uma vítima foi atendida pelo SAMU com queimaduras de 2° e 3° grau em diversas partes do corpo.

Segundo os Bombeiros, a explosão aconteceu quando a vítima, um homem de cerca de 30 anos, acendeu a centelha do fogão, que possivelmente teria um vazamento na alimentação de gás de cozinha.

 

Botijão de gás pode explodir?

Segundo informações do CBMSC, é praticamente impossível que botijões de gás instalados em residências possam explodir. O que pode ocorrer é um vazamento de gás do interior do botijão pressurizado, o que pode dar início ou agravar um incêndio.

Como apagar um incêndio em botijão de gás?

Se for possível, feche a válvula de segurança para impedir a vazão do gás. Caso a válvula não esteja mais no botijão, é preciso mover o objeto com cuidado para uma área aberta, com cuidado para não direcionar as chamas para pessoas ou objetos inflamáveis. Posicione-o numa área aberta e espere a completa vazão e queima do gás.

Se não for possível remover o botijão, a chama também pode ser apagada por abafamento. Uma toalha úmida deve ser posicionada sobre a chama. O ar vai continuar vazando, mas a toalha vai cessar a alimentação de oxigênio e a chama vai cessar.

E se eu suspeitar de um vazamento no gás de cozinha?

Caso sinta cheio ou suspeite de um vazamento no botijão de gás, não acione interruptores de luz ou utilize aparelhos eletrônicos, incluindo telefones celulares. Neste caso, abra as janelas e portas, retire as pessoas da casa e acione o Corpo de Bombeiros pelo telefone de emergência 193.

Para saber se há vazamentos, use espuma liquida, como de detergente, em volta do registro e ao longo da mangueira. Se houver vazamentos, haverá formação de bolhas. Ao trocar o botijão, observe a aparência deste. Não pode estar amassado, enferrujado ou danificado.