Foto: Andy Puerari/PMF
O que comer? Quanta água preciso tomar? Nutricionista esclarece principais dúvidas
O Carnaval é um dos maiores espetáculos culturais do Brasil, sinônimo de alegria, dança e diversão sem fim. Quem vai curtir o carnaval nos trios elétricos, blocos de rua ou até na passarela deve ficar atento a alguns cuidados com a saúde para garantir diversão até a Quarta-Feira de Cinzas (5).
Com a proximidade dessa festa contagiante, é importante seguir algumas orientações e adotar cuidados com a saúde para garantir que os dias de celebração sejam inesquecíveis e livres de imprevistos. Para isso, confira abaixo algumas dicas.
Para a nutricionista Tatiane Flores, planejamento e atenção à alimentação, hidratação e descanso, por exemplo, são fundamentais. “Realizar refeições leves, com frutas, legumes, hortaliças, carnes magras, grãos e cereais é uma ótima estratégia. Esses alimentos auxiliam na digestão rápida e fornecem energia ao corpo. Evitar opções gordurosas também ajuda”, aconselha a especialista.
Para se alimentar ao longo da folia, Tatiane sugere ainda levar oleaginosas, biscoitos integrais, frutas secas e, claro, muita água para garantir energia durante o dia.
Hidratação: peça-chave para o bem-estar
Com o calor intenso e o desgaste físico das festas, manter a hidratação é indispensável. Nessas ocasiões, o recomendável é beber ao menos três litros de água por dia. “A água deve ser a base da hidratação, mas, se o calor estiver muito intenso, vale alternar com água de coco ou isotônico para repor os minerais que o corpo perde”, destaca Tatiane.
Durante a folia, a recomendação é tomar entre 200 e 300 ml de água a cada hora. Se houver consumo de bebidas alcoólicas, a dica é sempre alternar com água. Além disso, bebidas naturais, sucos frescos, chás gelados e isotônicos são boas opções para complementar a hidratação.
Cuidados essenciais para curtir com saúde
Além da alimentação e hidratação, outros cuidados podem fazer toda a diferença:
• Use protetor solar: Proteja a pele contra queimaduras durante os dias de festa.
• Escolha roupas leves: Prefira tecidos confortáveis que facilitem a transpiração.
• Moderação no álcool: O consumo exagerado pode levar à desidratação.
• Use camisinha: Previne ISTs e gravidez indesejada.
• Descanse: O corpo precisa se recuperar. Um bom cochilo durante o dia já ajuda a recarregar as energias.
Seguindo essas orientações, Tatiane Flores garante que a diversão estará garantida sem comprometer o bem-estar. “Com um pouco de planejamento, é possível aproveitar cada momento do Carnaval de forma saudável, segura e inesquecível”, conclui.
Golpe do Pix, roubos de celulares e mais: como se prevenir no Carnaval
Para curtir a folia com segurança, algumas dicas simples podem fazer a diferença e evitar dores de cabeça
O Carnaval já começou em boa parte do país. Muitos vão cair na folia, curtir os blocos ou ir atrás dos trios elétricos. Mas além dos foliões, criminosos podem aproveitar o momento de descontração para aplicar golpes e cometer crimes.
Continue lendo