Imagem: Redes sociais/Reprodução
Marquinhos da Silva (PSC) deverá pagar indenização de R$ 15 mil por caso ocorrido em 2022
O vereador de Florianópolis Marquinhos da Silva (PSC) foi condenado pelo 1º Juizado Especial Cível da Capital a pagar uma indenização de R$ 15 mil à também vereadora Carla Ayres (PT) por assédio físico em moral. Marquinhos abraçou a colega e a beijou à força no plenário da Câmara Municipal em dezembro de 2022.
A cena foi registrada pelas câmeras do legislativo municipal, durante a discussão de um projeto de lei. Na sentença, o juiz Luiz Claudio Broering destacou que esse tipo de atitude sem consentimento é inadmissível e considerou o comportamento do vereador como inadequado e invasivo.
Em nota, o vereador pediu desculpas após o episódio, afirmando que errou ao agir pelo que chamou de “maneira inconveniente” de abordar a colega. Em resposta, Carla Ayres publicou a gravação do ataque nas redes sociais, denunciando o assédio.
No dia em que aprovamos a Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal de Florianópolis, mais uma cena de assédio que precisamos lutar para que não ocorra nas ruas e nos parlamentos do nosso país. Não é brincadeira se só um riu! pic.twitter.com/2a8VytmG6X
— Carla Ayres (@carlaayres) December 7, 2022
A Câmara Municipal afastou a acusação de assédio sexual e de violência de gênero em processo administrativo. Marquinhos da Silva pode recorrer da decisão do 1º Juizado Especial Cível.